Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Em relação à diarreia aguda por rotavírus, assinale a alternativa correta.

A
A doença é mais frequente nos lactentes menores de 6 meses.
B
A infecção, quando atinge o neonato, assume uma forma grave e fatal que pode se disseminar por todo o berçário, sendo uma causa comum de infecção hospitalar.
C
Uma das características da infecção por rotavírus é a completa ausência de vômitos.
D
Alguns lactentes com quadro mais intensos e prolongados se beneficiam de refeições isentas de lactose.
E
O uso de antibióticos pode reduzir a duração da diarreia aquosa.
Tiago, 16 anos, procurou o serviço de urgência referindo eliminação de sangue vivo pelo reto em três ocasiões nas últimas 24h. Ele está em bom estado geral e não usa medicações. Refere episódio semelhante há um ano, quando realizou endoscopia digestiva alta e colonoscopia normais, sendo rotulado como portador de hemorroidas. Seu exame físico geral é normal, abdome normotenso, indolor e sem massas palpáveis. Ele não tem hemorroidas e o sangramento continua. Seu hematócrito é 32 mg/dl. Diante deste caso, qual deve ser a causa mais provável do seu sangramento?
Mulher, 61 anos, apresenta-se na emergência, com dor em fossa ilíaca esquerda, há 10 dias, associada a náuseas, vômitos e febre de 38,8º. Refere outros episódios semelhantes no passado, porém com menor intensidade. Ao exame físico, apresenta-se taquicárdica, hipotensa e abdome com irritação peritoneal difusa. A radiografia simples de abdome demonstra alças distendidas de intestino delgado, níveis hidroaéreos, sem evidência de ar no reto. A contagem leucocitária é de 26000/mm³ com desvio à esquerda (8% de bastonetes). A proposta terapêutica inicial para essa paciente é:
Qual o nervo que pode ser lesado na fratura diafisária distal do úmero?
Durante uma crise de glaucoma agudo, de ângulo fechado, é contraindicado o uso da seguinte medicação:
Compartilhar