Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Em relação à diarreia aguda por rotavírus, assinale a alternativa correta.

A
A doença é mais frequente nos lactentes menores de 6 meses.
B
A infecção, quando atinge o neonato, assume uma forma grave e fatal que pode se disseminar por todo o berçário, sendo uma causa comum de infecção hospitalar.
C
Uma das características da infecção por rotavírus é a completa ausência de vômitos.
D
Alguns lactentes com quadro mais intensos e prolongados se beneficiam de refeições isentas de lactose.
E
O uso de antibióticos pode reduzir a duração da diarreia aquosa.
Paciente apresentou hemorragia digestiva alta limitada, sem repercussões hemodinâmicas. Ele possui história pregressa de DRGE e correção de aneurisma de aorta abdominal realizada há um ano. EDA mostrou evidência de sangramento não ativo em quarta porção duodenal. Nesse caso, o diagnóstico mais provável é de:
Em um escolar com rinite persistente leve, podemos concluir que ele apresenta
Paciente com quadro de bexiga neurogênica após trauma raquimedular apresenta esvaziamento vesical incompleto. Qual das técnicas de drenagem vesical tem menor taxa de infecção urinária?
Um lactente de 2 semanas de vida apresenta secreção ocular amarelada no olho esquerdo. A mãe recebeu cuidados pré-natais precocemente, o bebê nasceu de parto normal e teve alta com 48 horas de vida. Durante os primeiros dias de vida, a mãe observou lacrimejamento aumentado do lado esquerdo, que agora apresenta a secreção amarelada. A criança apresenta reflexo vermelho bilateral, as pupilas são isocóricas e reativas à luz, e não há congestão da esclera. Ela apresenta secreção ocular mucoide à esquerda. A conduta indicada, nesse caso, é:
Compartilhar