Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Em relação à diarreia funcional que ocorre em crianças de 9 meses a 3 anos de idade, é correto afirmar que:

A
as evacuações são predominantemente matinais, com odor muito fétido, com restos alimentares e não causam desidratação.
B
ocorre baixo ganho pôndero-estatural.
C
o coprograma é positivo para pesquisa de leucócitos, gordura e carboidratos.
D
a Giardia lamblia é o agente etiológico mais frequente.
E
as evacuações são sanguinolentas e a cultura fecal é positiva para agentes entero-invasivos.
Marta tem 25 anos, é estudante de direito, vem apresentando há, mais ou menos, dois meses dispneia e medo de morrer, sensação que dura em média 15 minutos, diariamente. Às vezes, pensa que vai enlouquecer. Refere que em alguns locais tem mais medo do que em outros. O diagnóstico mais provável para Marta é:
O tratamento de escolha para Pneumonia ambulatorial de crianças de 2 meses a 5 anos é:
Cláudio se formou em Medicina e foi trabalhar no interior do Ceará em uma equipe de saúde da família. O coordenador da unidade orientou Cláudio a atender 16 pacientes por turno. Francisco, 25 anos, pedreiro, procura atendimento com queixa de dor lombar há 2 dias. Sr. Francisco informava bem, estava tranquilo e em bom estado geral. O exame físico nada revelou de anormal. Dr. Cláudio solicitou um “perfil bioquímico” e tomografia computadorizada de coluna lombo-sacra. A solicitação de tais exames pode gerar, exceto:
Paciente interna na UTI com diagnóstico de hipertensão arterial de difícil controle. A necessidade de infusão de nitroprussiato de sódio leva o plantonista a inserir um cateter em veia subclávia direita por punção com a técnica de Seldinger. Após 10 minutos o paciente encontra-se em franca insuficiência respiratória com queda da saturação de O2 na oximetria de pulso, hipotensão arterial, taquicardia. A hipótese diagnóstica mais provável e o tratamento são:
Compartilhar