Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Em relação à diarreia funcional que ocorre em crianças de 9 meses a 3 anos de idade, é correto afirmar que:

A
as evacuações são predominantemente matinais, com odor muito fétido, com restos alimentares e não causam desidratação.
B
ocorre baixo ganho pôndero-estatural.
C
o coprograma é positivo para pesquisa de leucócitos, gordura e carboidratos.
D
a Giardia lamblia é o agente etiológico mais frequente.
E
as evacuações são sanguinolentas e a cultura fecal é positiva para agentes entero-invasivos.
Sobre doenças respiratórias que acometem crianças, julgue os itens subsequentes. I - Se um pré-escolar evolui há 15 dias com febre diária vespertina, tosse seca, sudorese noturna, anorexia e emagrecimento: a radiografia do tórax mostra adenomegalia Peri-hilar e condensação de lobo inferior direito: e o exame de lavado gástrico é negativo para bacilo de Koch, o diagnóstico de tuberculose pode ser descartado. II - Caso uma criança com três anos de idade apresente, há dois anos, episódios repetidos de pneumonia e diarreia, a causa mais provável será a deficiência de alfa1-antitripsina. III - Considerando que um lactente com três meses de idade apresente agudamente quadro febril, tosse e dificuldade para respirar e a radiografia do tórax mostre acentuada hiperinsuflação pulmonar, o diagnóstico clínico será de bronquiolite viral e o agente etiológico mais frequente nesse tipo de caso é o adenovírus. IV - Radiografia de tórax com condensação em lobo inferior direito e discreto derrame pleural sugere pneumonia por Clamydia pneumoniae. V - Pneumonia por Mycoplasma pneumoniae costuma apresentar-se com o hemograma normal ou com discreta leucocitose. A quantidade de itens certos é:
Um paciente tabagista de longa data deu entrada na emergência do hospital apresentando hematêmese significativa. Neste caso, a principal causa é:
O Staphylococcus aureus pode produzir patologias através de uma toxina ou pela invasão tecidual direita. Uma doença desencadeada por uma toxina estafilcóccica é a:
Homem de 80 anos de idade, tabagista, com diagnóstico prévio de artrose, sofreu queda da própria altura há 5 horas, impedindo a sua deambulação. O exame físico revela encurtamento de 2 cm do membro inferior direito e postura em rotação externa do membro. O diagnóstico e as respectivas condutas diagnóstica e terapêutica serão:
Compartilhar