Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Reumatologia

Em relação à doença celíaca, podemos afirmar que: I. O diagnóstico pode ser feito através de biópsia do intestino delgado e, na histologia, identificam-se graus variados de atrofia vilositária, hipertrofia das criptas e aumento dos linfócitos intraepiteliais. II. A apresentação clínica e a gravidade dos sintomas são proporcionais à extensão do segmento de intestino delgado comprometido. III. A grande maioria dos casos da doença está associada ao HLA-B27. IV. Anticorpos antiendomísio e antitransglutaminase são altamente sensíveis e específicos para o diagnóstico da doença.

A
I, II e III corretas.
B
II, III e IV corretas.
C
II e IV corretas.
D
I, II e IV corretas.
E
Todas corretas.
Paciente de 52 anos, nascido e morador em Curitiba-PR, com história de hipertensão com controle irregular, apresenta 8 meses de evolução de dispneia aos esforços, inicialmente aos grandes esforços, evoluindo para dispneia aos médios esforços e ortopneia. Ao exame, apresenta-se com pressão arterial de 152/80 mmHg, ausculta pulmonar com bolhosos finos em bases e desvio do ictus para a esquerda. Em relação ao quadro apresentado pelo paciente, assinale a alternativa que contém apenas exames necessários à investigação inicial.
O que é doença de Osgood-Schlatter?
Cláudio tem 42 anos, está obeso, com a pressão arterial de 150 x 100 mmHg. Vem ao consultório por apresentar uma síndrome gripal há 10 dias. É tabagista desde os 16 anos. Fuma 02 maços/dia e acende o primeiro cigarro logo após acordar. Quando perguntado sobre o desejo de parar de fumar, diz que já tentou, mas sem sucesso. Deseja tentar de novo. Você o orienta a, EXCETO:
Em relação aos distúrbios metabólicos no período neonatal, é correto afirmar:
Compartilhar