Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Reumatologia

Em relação à doença celíaca, podemos afirmar que: I. O diagnóstico pode ser feito através de biópsia do intestino delgado e, na histologia, identificam-se graus variados de atrofia vilositária, hipertrofia das criptas e aumento dos linfócitos intraepiteliais. II. A apresentação clínica e a gravidade dos sintomas são proporcionais à extensão do segmento de intestino delgado comprometido. III. A grande maioria dos casos da doença está associada ao HLA-B27. IV. Anticorpos antiendomísio e antitransglutaminase são altamente sensíveis e específicos para o diagnóstico da doença.

A
I, II e III corretas.
B
II, III e IV corretas.
C
II e IV corretas.
D
I, II e IV corretas.
E
Todas corretas.
Paciente masculino, 45 anos, retorna para consulta após apendicectomia executada há cinco dias. Na avaliação você observa presença de secreção purulenta na cicatriz operatória. Na avaliação laboratorial por bacterioscopia foi relatada a presença de bacilos Gram negativos. Entre as alternativas abaixo assinale aquela que contem a bactéria causadora mais provável:
Em relação às crises de asma, tem-se que:
Sobre a anatomia da glândula tireoide, responda o item correto.
Acerca da febre reumática, julgue os itens que se seguem. I - É mais frequente em crianças com menos de três anos de idade. II - É uma poliartrite aguda, migratória de grandes articulações. III - A artrite apresenta pouca resposta aos anti-inflamatórios não-hormonais. IV - A sequela cardíaca mais comum é a insuficiência mitral. V - A coreia de Sydenham tem início precoce e apresenta sequelas importantes. Estão certos apenas os itens:
Compartilhar