Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Reumatologia

Em relação à doença celíaca, podemos afirmar que: I. O diagnóstico pode ser feito através de biópsia do intestino delgado e, na histologia, identificam-se graus variados de atrofia vilositária, hipertrofia das criptas e aumento dos linfócitos intraepiteliais. II. A apresentação clínica e a gravidade dos sintomas são proporcionais à extensão do segmento de intestino delgado comprometido. III. A grande maioria dos casos da doença está associada ao HLA-B27. IV. Anticorpos antiendomísio e antitransglutaminase são altamente sensíveis e específicos para o diagnóstico da doença.

A
I, II e III corretas.
B
II, III e IV corretas.
C
II e IV corretas.
D
I, II e IV corretas.
E
Todas corretas.
Adolescente de 10 anos, sexo feminino, é trazida a unidade de Pronto Atendimento após 6 episódios de epistaxe nos últimos três meses. Mãe nega história de traumas. Exame físico: normal. Durante o exame clinico, apresenta um novo episódio de epistaxe moderada intensidade, sugerindo sangramento anterior no plexo de Kiesselbach. Diante do exposto, a conduta inicial deve ser:
Assinale a alternativa INCORRETA com relação às lesões traumáticas do globo ocular.
Homem, 23a, teve o olho esquerdo atingido por um fragmento de madeira. Ao exame físico, olho esquerdo: ferimento cortante na esclera com evidência de saída de humor aquoso. A conduta antes da avaliação do especialista é:
Dentre as causas possíveis de visão turva, podemos citar, EXCETO:
Compartilhar