Em relação à Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE), assinale a alternativa correta.
A
A Endoscopia Digestiva Alta (EDA) pode não apresentar alterações em até 50% dos casos, situação em que está indicada a realização de pHmetria esofageana prolongada, exame que tem maior sensibilidade no diagnóstico da DRGE.
B
Os pacientes que não apresentam nenhuma melhora após o tratamento com inibidores de bomba de prótons nas doses habituais são os quem tem melhor resposta ao tratamento cirúrgico.
C
A identificação à EDA de Esôfago de Barret é indicação absoluta de tratamento cirúrgico.
D
O esôfago de Barret que evoluiu com transformação maligna (adenocardinoma) deve ser tratado por válvula anti-refluxo e cardioplastia, por videolaparoscopia ou técnica convencional.
E
A manometria esofageana não tem importância na decisão sobre o tratamento cirúrgico ou na escolha da técnica a ser adotada.
Outras questões
Recém-nascido, filho de mãe negra, de parto normal, com ruptura de bolsa amniótica no momento do parto, atendido na sala de parto, apresentou ao nascimento lesões cutâneas em face, nuca e dorso, algumas com conteúdo de coloração amarelada que evoluíram para máculas acastanhadas. O diagnóstico provável é:
Lactente de 4 meses vai ao Posto de Saúde para aplicar as vacinas de rotina. A mãe informa à técnica que não formou a cicatriz da BCG. A conduta a ser seguida é:
Homem de 35 anos, auxiliar geral, refere há 5 dias dor na região lombar baixa, sem irradiação que piora com a movimentação da coluna e que melhora com o repouso. Nega trauma local e outras queixas. A dor é considerada de média intensidade, melhorando com o uso de analgésicos e relaxantes musculares. Ao exame físico, há dor na região lombar baixa, à flexão e extensão máxima da coluna. Qual exame subsidiário você solicitaria para este caso?
Criança com 5 anos de idade, irmão de paciente com Tuberculose pulmonar bacilífera, foi ao Posto de Saúde para exame de comunicante. A criança não foi vacinada com BCG. Não apresentava queixas gerais ou respiratórias. O exame físico estava sem alterações. PPD: 11 mm. A Radiografia de tórax mostrou um nódulo calcificado de 6 mm no terço médio do pulmão direito. Qual a conduta?