Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Em relação à doença hemorroidária, é incorreto afirmar que:

A
a vascularização da região anorretal é constituída por uma rica rede de arteríolas e vênulas que se comunicam diretamente, formando corpos cavernosos.
B
os mamilos hemorroidários, ditos principais, são em número de três, devido à ramificação da artéria retal superior.
C
o prolapso hemorroidário, durante a evacuação, ocorre por deficiência de sua fixação pela musculatura longitudinal da submucosa.
D
a principal queixa dos pacientes é a exsudação perineal, por irritação da mucosa dos mamilos hemorroidários internos prolabados.
E
é classificada em interna, externa e mista.
Em relação ao uso de anticoncepcionais hormonais orais (AHO), está correto afirmar: I - mulheres sadias, não fumantes, com mais de 40 anos, podem usar AHO com baixas doses. II - mulheres que sofrem de enxaqueca com sintomas focais têm contraindicação ao uso de AHO. III - o uso de AHO está associado ao maior risco de câncer de ovário.
Sobre o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) infantil, considere as assertivas abaixo: I - Em caso de falhas isoladas na avaliação do DNPM, deve-se orientar os pais para treinarem a criança naquele marco e repetir a avaliação em dois meses; II - A aquisição de determinada habilidade baseia-se nas habilidades adquiridas previamente e raramente se saltam etapas; III - O teste de Denver II é um dos instrumentos mais utilizados para a triagem de distúrbios do desenvolvimento em crianças, sendo dividido em três grupos: pessoal/social, motricidade fina e linguagem. Qual a alternativa correta?
Feminina, 28 anos, consulta com queixas de desconforto abdominal intermitente, eructações frequentes com evolução de vários meses, mais recentemente tensão pré-menstrual acentuada com enxaqueca menstrual, observando cólicas abdominais frequentes, com modificação do padrão evacuatório (urgência, disquesia retal) e modificação da forma e consistência das fezes (amolecidas, por vezes em “fitas”.) Em consultas recentes, recebeu diagnósticos dispares. Infeliz no casamento, com anorgasmia, dispareunia e surtos de proctalgia fugaz. Ao exame clínico: ansiosa, desconfiada, eutrofica, extremidades frias e sudoréticas, dispneia suspirosa. Dados vitais normais. No exame segmentar do abdome: distensão e dolorimento difuso, mais acentuado em FID-Borborigmo audível. Exame retal: plicomas - hipertonia esficteriana. O seu diagnóstico presuntivo seria:
Paciente masculino, 67anos, hipertenso prévio em uso de Propranolol 80mg/dia e com história de Diabetes Mellitus há 10 anos, em uso de Metformina; Chega à emergência com Quadro de Dispneia, Cansaço, Cianose, Anorexia, Náuseas, Vômitos que iniciaram há 02 semanas e se intensificaram há 01 dia. Relata também que iniciou edema de membros inferiores e face há 03 dias. Apresentava também secreção pulmonar purulenta. Ao exame: MEG, Mucosas descoradas (3+/4), PA(220/140 mmHg), FC(140bpm), CV (RR, 2T, Bnf), Resp (Mv Preservado com estertores bilaterais até o ápice). Edema de Membros Inferiores (3+/4). Exames Laboratoriais: Htc (30) Hb(10) Leucócitos (15.700) Bastões (30%) Segmentados (46) Plaquetas (150.000) Glicemia (600 mg/dl) ; Ureia (560 mg/dl); Creatinina (10mg/dl); K(7,8) Gasometria Arterial: pH(7,05) pO2(60); pCO2 (30); Bic (10); BE(-15); Sat(85%) Parcial Urina com Glicose (+++) Corpos Cetônicos (++) Rx Tórax com congestão pulmonar e foco de consolidação em base direita. Qual das alternativas abaixo está incorreta:
Compartilhar