Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Em relação à doença hemorroidária, é incorreto afirmar que:

A
a vascularização da região anorretal é constituída por uma rica rede de arteríolas e vênulas que se comunicam diretamente, formando corpos cavernosos.
B
os mamilos hemorroidários, ditos principais, são em número de três, devido à ramificação da artéria retal superior.
C
o prolapso hemorroidário, durante a evacuação, ocorre por deficiência de sua fixação pela musculatura longitudinal da submucosa.
D
a principal queixa dos pacientes é a exsudação perineal, por irritação da mucosa dos mamilos hemorroidários internos prolabados.
E
é classificada em interna, externa e mista.
R.S.P, sexo feminino, 38 anos de idade, casada, 3 filhos, trabalha atualmente como atendente/vendedora em uma joalheria no centro da cidade, anteriormente, por 8 anos trabalhou como bancária. Refere ter presenciado mais de 3 assaltos nos últimos quatro anos. No último assalto, há três meses, foi ameaçada de morte com arma de fogo pelos assaltantes. Após o último episódio, refere que recorda os episódios que foi assaltada persistentemente, sonha que está no trabalho sendo assaltada. Atualmente, tem receio de retornar ao trabalho. Queixa ainda: insônia, irritabilidade e falta de atenção. Assinale a hipótese diagnóstica para este caso.
Uma jovem de 22 anos realiza em seu consultório, pela primeira vez, a citologia oncótica de Papanicolaou. Ela tem vida sexual ativa há 5 anos e relata 3 parceiros sexuais nesse período. O exame ginecológico é normal, entretanto o resultado da citologia revela a presença de lesão intraepitelial escamosa de alto grau, identificada como NIC II, sem a presença de células endocervicais no esfregaço. A conduta mais apropriada para o seguimento dessa paciente é:
Para o diagnóstico, na suspeita de cálculo ureteral, o melhor exame é:
Você é chamado (a) na urgência para o atendimento de um senhor de 85 anos, admitido com quadro de confusão mental de dois dias de evolução: agitado, desatento e alucinando. Este quadro constitui o ''delirium'', que se caracteriza por:
Compartilhar