Em relação à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), julgue os itens que se seguem. I - É uma doença crônica e lentamente progressiva. II - Está fortemente associada ao tabagismo. III - É uma doença obstrutiva que, geralmente, apresenta reversibilidade significativa ao uso de broncodilatadores. IV - O ato de parar de fumar cessa completamente a progressão da doença. V - É uma causa de hipertensão arterial pulmonar. A quantidade de itens certos é igual a:
A
1.
B
2.
C
3.
D
4.
E
5.
Outras questões
Mulher, 40 anos, previamente hígida. HMA: foi encontrada desacordada em uma fazenda distante com diversas cartelas vazias de diazepam ao seu lado. Após cinco horas, chegou ao PA. EF: REG, eupneica, acianótica, anictérica, afebril, escala de Glasgow: 13; 2 bulhas rítmicas, normofonéticas, sem sopros, FC: 90 bpm, PA: 110/70 mmHg; abdome sem alterações; murmúrio vesicular presente e simétrico, sem ruídos adventícios, FR: 16 ipm, SatO2: 92%. A conduta mais adequada é:
Lena, 47 anos, faz tratamento médico para depressão há mais de 7 anos. Já fez uso de vários tipos de antidepressivos, com resposta moderada. Atualmente, seu médico prescreveu um inibidor irreversível da MAO (Monoaminoxidase), chamado tranilcipromina. Qual das drogas abaixo poderá ser usada concomitantemente com a tranilcipromina, no caso de indicação médica precisa?
Um paciente de 23 anos refere episódios súbitos e recorrentes de taquicardia, sudorese e dispneia, com parestesia de extremidades e sensação de opressão torácica. Refere ainda que nestes episódios apresenta sensação de irrealidade e de estar distante de si mesmo. Qual é o diagnóstico mais provável deste paciente?
Dor no ombro é a terceira queixa musculoesquelética mais frequente de consulta médica. Com o avançar da idade, alterações degenerativas do manguito rotador podem levar a sua rotura. Em relação à síndrome do impacto, assinale a alternativa correta.