Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Em relação à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), assinale a alternativa correta:

A
A cessação do tabagismo tem pouca influência sobre a progressão da doença.
B
Os agentes bacterianos mais encontrados na exacerbação da DPOC são Haemophilus influenzae, Streptococcus pneumoniae e Morraxella catarrhalis.
C
Os corticoides sistêmicos não trazem benefício no tratamento da exacerbação do DPOC.
D
As metilxantinas são consideradas drogas de primeira linha no DPOC estável, devido a sua segurança e ao seu efeito broncodilatador potente.
E
O tabagismo leva à progressão para a DPOC em cerca de 80% dos tabagistas de longa data.
Gestante com pré-natal sem intercorrências, saudável, jovem, com gestação a termo, dá entrada na maternidade com dor abdominal e sangramento vaginal, com o diagnóstico de descolamento de placenta e indicação imediata de cesárea. O bebê nasceu com frequência cardíaca de 60 bpm, muito largado, respiração lenta e irregular, nenhuma resposta à aspiração das narinas e cianótico. Após ser aspirado e ventilado com máscara e bolsa, se apresenta, com 5 minutos de vida, com frequência cardíaca de 120 bpm, respiração lenta e irregular, alguma flexão das extremidades, fazendo careta à aspiração das narinas, com corpo róseo e extremidades cianóticas. A avaliação do índice de Apgar ao nascimento e a conduta a ser tomada, respectivamente, são:
A Sífilis congênita pode apresentar lesões cutâneas com as seguintes características:
O paciente politraumatizado, com abertura ocular com estímulos verbais, flexão anormal aos estímulos dolorosos e emissão de sons incompreensíveis tem Glasgow de:
Além dos pulmões, o bacilo da tuberculose pode se disseminar no momento da primoinfecção, implantar-se e multiplicar-se em qualquer órgão ou tecido. Cerca de 20% dos casos de tuberculose em crianças tem apresentação extrapulmonar. Assinale a forma de tuberculose extrapulmonar mais comum na criança.
Compartilhar