Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Em relação à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), julgue os itens que se seguem. I - É uma doença crônica e lentamente progressiva. II - Está fortemente associada ao tabagismo. III - É uma doença obstrutiva que, geralmente, apresenta reversibilidade significativa ao uso de broncodilatadores. IV - O ato de parar de fumar cessa completamente a progressão da doença. V - É uma causa de hipertensão arterial pulmonar. A quantidade de itens certos é igual a:

A
1.
B
2.
C
3.
D
4.
E
5.
A cicatrização das feridas apresenta 3 fases importantes. Na evolução cronológica destas fases há o aparecimento de diferentes tipos de células na ferida durante a cicatrização. Qual das respostas abaixo correlaciona, corretamente, a fase com o número de determinada célula.
Mulher de 29 anos, usuária de DIU há 1 ano, chega ao pronto-socorro com dor em fossa ilíaca direita de início súbito, acompanhada de tontura, náuseas e escurecimento visual e sangramento vaginal. Referia última menstruação há cerca de 40 dias. Ao exame, está descorada, PA 80x40 mmHg, pulso de 110 bat/mim. Abdome tenso, doloroso em fossa ilíaca direita, com descompressão brusca presente. Observa-se sangramento pelo colo uterino, colo impérvio, útero discretamente aumentado e doloroso, abaulamento do fórnice vaginal posterior. Qual é o diagnóstico mais provável?
Recém-nascido com 2 semanas de vida, apresenta-se no consultório de pediatria com insuficiência cardíaca grave, sem sopro. Dentre os dados importantes para o diagnóstico de possível cardiopatia congênita, destaca-se:
Em relação à ventilação com pressão de suporte (PSV), assinale a alternativa INCORRETA.
Compartilhar