Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Em relação à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), assinale a alternativa correta:

A
A cessação do tabagismo tem pouca influência sobre a progressão da doença.
B
Os agentes bacterianos mais encontrados na exacerbação da DPOC são Haemophilus influenzae, Streptococcus pneumoniae e Morraxella catarrhalis.
C
Os corticoides sistêmicos não trazem benefício no tratamento da exacerbação do DPOC.
D
As metilxantinas são consideradas drogas de primeira linha no DPOC estável, devido a sua segurança e ao seu efeito broncodilatador potente.
E
O tabagismo leva à progressão para a DPOC em cerca de 80% dos tabagistas de longa data.
A tríade clínica clássica dos pacientes com ruptura de aneurisma de aorta abdominal é constituída por:
Mãe diabética com 34 anos e sem contexto infeccioso, tem parto por via vaginal de um recém-nascido com 35 semanas de gestação. Ao nascimento, apresentou Apgar 7 e 8, mas evoluiu com dificuldade respiratória acentuada (Boletim de Silverman-Anderson 6), sendo necessário o uso de CPAP nasal. Hemograma normal. Ainda não foi possível realizar o estudo radiológico de tórax. Além de distúrbio da glicose, qual outra doença explicaria o quadro acima descrito?
Em relação à prevenção da rubéola, o Ministério da Saúde realizou, nos meses de agosto e setembro, uma grande campanha nacional para vacinar 70 milhões de pessoas. Sobre o comportamento atual (2008) da rubéola no Brasil, é correto afirmar que:
Hérnia que tem como conteúdo o Divertículo de Meckel e hérnia que tem como conteúdo o Apêndice Cecal são denominadas, respectivamente, como:
Compartilhar