Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Em relação à dor pélvica crônica, assinale a alternativa incorreta:

A
Endometriose, dor miofascial, congestão vascular são causas somáticas da dor pélvica crônica
B
Pelve normal, endometriose e aderências pélvicas são achados laparoscópicos nas pacientes com dor pélvica crônica
C
A nictúria não é um sintoma encontrado na cistite intersticial
D
Na síndrome do colón irritável a dor relaciona-se a movimentos intestinais, acompanha-se de sensação de esvaziamento retal incompleto, distensão abdominal e eliminação de muco
E
Os antidepressivos têm sido utilizados no tratamento da dor pélvica crônica
Paciente do sexo masculino, 55 anos, proveniente do interior do Amazonas, procura o ambulatório médico com queixa de "olhos amarelos". Apresenta história de icterícia progressiva com evolução de cerca de 2 meses, associada a mal estar geral, fraqueza e prurido. Refere ter perdido 18 kg no período, já que tinha muitos vômitos e apresentava plenitude pós-prandial quando ingeria sólidos. Queixa, ainda, dor no dorso de moderada intensidade. Ao exame físico apresentava-se ictérico ++++/4, emagrecido, desidratado, com abdome plano, flácido, com massa palpável indolor em HD. Referente ao diagnóstico do caso acima, assinale a alternativa correta:
Qual das alternativas abaixo correspondem, na sequência correta ao A, B, C da reanimação neonatal:
Adolescente de 15 anos, sexo feminino, procura ambulatório com história de ter sido vítima de abuso sexual há 48 horas. Houve intercurso anal e vaginal, sem a utilização de preservativo pelo agressor. A mãe não sabe da caderneta de vacinação e não lembra a data da última vacina. Exames complementares revelam: Anti HAV IgG reagente e IgM não reagente. HbsAg não reagente e antiHBs reagente com baixa titulação.Qual a conduta mais apropriada para profilaxia antiretrovíral e hepatites?
Paciente portador de Encefalopatia Crônica não-evolutiva. Apresentou há 2 semanas, crise convulsiva tônica, afebril, com duração aproximada de 2 minutos. Novo episódio há 1d, novamente sem febre. Sobre o diagnóstico e conduta mais adequada, assinale a alternativa correta.
Compartilhar