Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Infectologia

Em relação a endocardite infecciosa, podemos afirmar que:

A
Os stafilococus áureos são os agentes etiológicos mais prevalentes.
B
Dentre os achados clínicos encontramos sopro cardíaco, esplenomegalia e nódulos de Osler.
C
Só ocorre em crianças portadoras de cardiopatia congênita.
D
Ausência de vegetações na eco cardiografia exclui o diagnóstico.
Homem, 67a, queixa-se de hematúria macroscópica sem outros sinais ou sintomas associados. Submeteu-se a investigação com ultrassonografia abdominal que evidenciou duas tumorações vesicais, medindo cada uma 2,5 cm, no fundo e na parede lateral esquerda, respectivamente. O paciente submeteu-se a Ressecção Endoscópica Transuretral (RTU) das lesões, a qual foi completa. Anatomopatológico demonstrou carcinoma urotelial papilífero de alto grau histológico com comprometimento do tecido conjuntivo subepitelial (pT1). Foram encontrados focos de carcinoma urotelial in situ concomitantes. Qual a conduta?
Dois pacientes com sequela de trauma raquimedular ocorrido há mais de dois anos se encontram na recepção do Ambulatório de Neuro-urologia e conversam sobre os tratamentos que estão realizando. O primeiro foi vítima de capotamento automobilístico e sofreu lesão medular no nível C2 a C4. Já o segundo, foi vítima de esmagamento e sofreu lesão no nível S2 a S4. Qual o padrão provável de contratilidade da musculatura detrusora esperado no primeiro e no segundo paciente, respectivamente?
Paciente apresenta sintomas do trato urinário inferior secundários a aumento prostático benigno, em tratamento medicamentoso há seis meses. Apresentou-se no Ambulatório de Urologia referindo que após o inicio do tratamento passou a apresentar diminuição da disposição geral, cansaço e importante perda do desejo sexual. Qual classe de medicação empregada no tratamento da sua condição urológica que se relaciona mais frequentemente com os sintomas relatados por este paciente?
Após a correção de um aneurisma da aorta abdominal pela técnica endovascular, verificou-se no controle, em uma sequência de tomografias computadorizadas de abdome, que os diâmetros anteroposterior e laterolateral do saco aneurismático haviam aumentado progressivamente, passando de 5,5 cm para 6,8 cm. Observou-se ainda a integridade da endoprótese e a patência da artéria mesentérica inferior e de dois pares de artérias lombares. Qual o tipo de endoleak observado?
Compartilhar