Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Em relação à endometriose, está correto afirmar que: I- níveis de CA-125 são geralmente aumentados em mulheres com endometriose avançada; II - ressonância magnética nuclear é útil para diagnosticar doença profunda; III - laparoscopia é o procedimento que confirma o diagnóstico e proporciona tratamento cirúrgico. Assinale a alternativa correta.

A
Apenas I.
B
Apenas III.
C
Apenas I e III.
D
Apenas II e III.
E
I, II e III.
No que se refere às cardiopatias congênitas, assinale a alternativa correta.
Um homem com 64 anos de idade deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento, queixando-se de dor na panturrilha direita há uma hora. Refere que há mais de 2 meses, ao caminhar ou subir escada, tem sintomas parecidos, mas que eles desaparecem espontaneamente após cerca de 5 minutos de repouso. Relata antecedente de hipertensão arterial, disfunção erétil e diabetes melito. Informa que está sendo tratado com amiodipina, sildenafila e metformina. Conta ainda que foi fumante por 30 anos e que parou de fumar há 3 anos. Ao exame físico, apresenta índice de massa corporal = 35 kg/m², pulso regular, frequência cardíaca = 90 bpm; pressão arterial = 150 x 80 mmHg. Apresenta membros inferiores com rarefação de pelos abaixo do joelho. Não se observam palidez, ulcerações e gangrena. Ao exame dos pulsos, constata-se o seguinte: os femorais estão presentes, os popliteos não são palpáveis, os tibiais posteriores e pediosos estão diminuindo no membro inferior direito. Com base nas informações apresentadas, a lesão esperada para o paciente é
Sobre a oclusão arterial aguda, assinale a alternativa INCORRETA:
Um paciente de 33 anos com dor abdominal intermitente, diarreia, p-ANCA negativo e ASCA positivo, tem como principal diagnóstico:
Compartilhar