Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Em relação à endometriose, está correto afirmar que: I- níveis de CA-125 são geralmente aumentados em mulheres com endometriose avançada; II - ressonância magnética nuclear é útil para diagnosticar doença profunda; III - laparoscopia é o procedimento que confirma o diagnóstico e proporciona tratamento cirúrgico. Assinale a alternativa correta.

A
Apenas I.
B
Apenas III.
C
Apenas I e III.
D
Apenas II e III.
E
I, II e III.
Uma senhora de 58 anos procurou atendimento queixando-se de dores no joelho direito, que se iniciaram há três anos, mas que, no momento, se intensificaram. As dores são acompanhadas por dor em interfalangianas distais do primeiro e segundo dedos da mão direita e primeira metatarsofalangiana do pé esquerdo. Ao exame, a paciente apresenta IMC = 32 kg/m², calor e discreto edema na articulação do joelho direito e interfalangianas distais. Os exames laboratoriais evidenciaram hemograma normal; VHS = 20 mm na primeira hora; fator reumatoide = 32 UI. O provável diagnóstico deste caso será:
Paciente de 16 anos, portador de varicocele esquerda grau IV, submetido à varicocelectomia há cerca de seis meses retorna ao serviço com exame físico normal, exceto pela recidiva da varicocele em mesmo estágio. Qual o provável diagnóstico?
Os principais fatores que influem na resposta clínica de cada indivíduo portador de anemia não incluem um dos itens abaixo:
São medicações de primeira linha no tratamento medicamentoso de um paciente tabagista:
Compartilhar