Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Em relação a esofagite por ingestão de agentes corrosivos é correto afirmar que:

A
80% dos pacientes que fazem ingestão de agentes corrosivos são adultos com idade superior a 40 anos.
B
90% das lesões são causadas por álcalis fortes.
C
quanto maior a concentração e o volume ingerido menor é o dano celular na parede esofagiana.
D
o exame endoscópico correlaciona grau da lesão e prognóstico com avaliação da possibilidade de progressão para estenose cicatricial, mas não é indicado na fase aguda da esofagite química.
Um homem de 42 anos, com história de pirose retroesternal e regurgitação, fez endoscopia digestiva alta que evidenciou esofagite distal, classe B de Los Angeles. O teste da urease confirmou a presença de H. pylori. Neste paciente, a erradicação do H. pylori:
Em relação ao abdome agudo na criança, analise as afirmativas abaixo: 1. A causa mais comum de abdome agudo obstrutivo no lactente é a invaginação intestinal. 2. No recém nascido, a forma mais comum de abdome agudo é o perfurativo devido à enterocolite necrotizante neonatal. 3. Na criança maior, o abdome agudo hemorrágico e o perfurativo são os mais frequentes em virtude dos acidentes automobilísticos e das quedas. 4. A principal causa de abdome agudo inflamatório na criança maior é a apendicite aguda. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Paciente de 26 anos de idade é admitido na unidade de terapia intensiva em pós-operatório de excisão transesfenoidal de tumor de hipófise. Evolui no pós-operatório imediato com polidipsia e poliúria. Neste momento a glicemia capilar foi de 152 mg/dl. Levando em consideração a hipótese diagnóstica principal, o tratamento seria:
Homem, 23a, teve o olho esquerdo atingido por um fragmento de madeira. Ao exame físico, olho esquerdo: ferimento cortante na esclera com evidência de saída de humor aquoso. A conduta antes da avaliação do especialista é:
Compartilhar