Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Em relação à etiologia, transmissão e patogênese da tuberculose, assinale a alternativa INCORRETA:

A
A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e contagiosa, causada por um microorganismo denominado Mycobacterium tuberculosis, que se propaga através do ar, por meio de gotículas contendo os bacilos expelidos por um doente com TB pulmonar ao tossir, espirrar ou falar em voz alta.
B
A propagação da tuberculose está intimamente ligada às condições de vida da população; a sua incidência é maior nas periferias das grandes cidades, podendo porém, acometer qualquer pessoa mesmo em áreas rurais.
C
A infecção pelo bacilo da tuberculose pode ocorrer em qualquer idade, mas no Brasil geralmente acontece no adulto.
D
Todos os órgãos podem ser acometidos pelo bacilo da tuberculose, porém ocorre mais frequentemente nos pulmões, gânglios, pleura, rins, cérebro e ossos.
Com respeito ao tratamento anticoagulante na Embolia Pulmonar, assinale a CORRETA.
Considerando a hipertensão porta, a classificação de Child modificada utiliza parâmetros clínicos e laboratoriais para avaliar a reserva funcional hepática. Não faz parte da classificação Child C o paciente que apresenta:
Paciente com ascite que apresenta gradiente entre as concentrações de albumina sérica e da albumina do líquido ascítico maior que 1,1 g/dl, é característico de:
Paciente do sexo feminino, 15 anos, vem apresentando astenia, emagrecimento e quadro de úlceras recorrentes em cavidade oral, uveíte e úlceras genitais. O diagnóstico é:
Compartilhar