Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Em relação à etiologia, transmissão e patogênese da tuberculose, assinale a alternativa INCORRETA:

A
A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e contagiosa, causada por um microorganismo denominado Mycobacterium tuberculosis, que se propaga através do ar, por meio de gotículas contendo os bacilos expelidos por um doente com TB pulmonar ao tossir, espirrar ou falar em voz alta.
B
A propagação da tuberculose está intimamente ligada às condições de vida da população; a sua incidência é maior nas periferias das grandes cidades, podendo porém, acometer qualquer pessoa mesmo em áreas rurais.
C
A infecção pelo bacilo da tuberculose pode ocorrer em qualquer idade, mas no Brasil geralmente acontece no adulto.
D
Todos os órgãos podem ser acometidos pelo bacilo da tuberculose, porém ocorre mais frequentemente nos pulmões, gânglios, pleura, rins, cérebro e ossos.
A obesidade é o acúmulo inapropriado de gordura corpórea em condições metabólicas capazes de aumentar a morbi-mortalidade. Assinale a alternativa incorreta:
Ao nascer, a maioria dos recém-nascidos com infecção congênita por citomegalovírus é:
Menino de 10 anos apresenta, há 3 dias, febre, adinamia e diminuição da acuidade visual do olho direito, que veio para a frente (sic). Exame físico: edema e eritema palpebrais à direita, com proptose, quemose, hiperemia conjuntival e diminuição da motilidade ocular extrínseca. A hipótese diagnóstica correta é:
A coarctação da aorta é uma má formação cardíaca que ocorre em aproximadamente 7% dos nascidos vivos com diagnóstico de cardiopatia congênita e pode estar associada a alguma síndrome. Dentre as opções abaixo, assinale a alternativa CORRETA para a síndrome a com maior frequência de associação à coarctação da aorta.
Compartilhar