Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Em relação à etiologia, transmissão e patogênese da tuberculose, assinale a alternativa INCORRETA:

A
A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e contagiosa, causada por um microorganismo denominado Mycobacterium tuberculosis, que se propaga através do ar, por meio de gotículas contendo os bacilos expelidos por um doente com TB pulmonar ao tossir, espirrar ou falar em voz alta.
B
A propagação da tuberculose está intimamente ligada às condições de vida da população; a sua incidência é maior nas periferias das grandes cidades, podendo porém, acometer qualquer pessoa mesmo em áreas rurais.
C
A infecção pelo bacilo da tuberculose pode ocorrer em qualquer idade, mas no Brasil geralmente acontece no adulto.
D
Todos os órgãos podem ser acometidos pelo bacilo da tuberculose, porém ocorre mais frequentemente nos pulmões, gânglios, pleura, rins, cérebro e ossos.
Uma adolescente de 14 anos, do sexo feminino, procura atendimento médico, acompanhada de sua mãe, devido à perda de peso excessiva. A mãe relata que a adolescente permanecia longos períodos no banheiro para induzir vômitos. A adolescente confirma a história e refere uso de laxante. Ciclo menstrual irregular com amenorreia há quatro meses. Exame físico: peso: 35 Kg (< p3), Estatura: 168 cm (p 90), IMC: 12,41 Kg/m2 (<p3), PA 100/70 mmHg, FC: 70 bpm. Considerando a provável hipótese diagnóstica, o principal sinal de gravidade é a:
No trauma abdominal contuso, a víscera mais frequentemente lesada é:
Com relação às lesões do trato genitourinário em acidente de automóvel pode-se afirmar que:
Mulher de 45 anos apresenta, há cinco anos, episódios de fenômeno de Raynaud, em uso de nifedipina. Evolui nos últimos três meses com disfagia, edema com sinais flogísticos nos quirodáctilos, artrite de pequenas articulações das mãos com rigidez pós-repouso de 30 minutos e dispneia a esforços. Seu exame físico revela dedos em salsicha, telangiectasias em tórax e P2 hiperfonética com choque valvar em área pulmonar. O marcador sorológico mais específico para o quadro descrito é o anticorpo:
Compartilhar