Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Em relação à etiologia, transmissão e patogênese da tuberculose, assinale a alternativa INCORRETA:

A
A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e contagiosa, causada por um microorganismo denominado Mycobacterium tuberculosis, que se propaga através do ar, por meio de gotículas contendo os bacilos expelidos por um doente com TB pulmonar ao tossir, espirrar ou falar em voz alta.
B
A propagação da tuberculose está intimamente ligada às condições de vida da população; a sua incidência é maior nas periferias das grandes cidades, podendo porém, acometer qualquer pessoa mesmo em áreas rurais.
C
A infecção pelo bacilo da tuberculose pode ocorrer em qualquer idade, mas no Brasil geralmente acontece no adulto.
D
Todos os órgãos podem ser acometidos pelo bacilo da tuberculose, porém ocorre mais frequentemente nos pulmões, gânglios, pleura, rins, cérebro e ossos.
Em recém-nascidos e lactentes com leucocoria, os seguintes diagnósticos diferenciais que NÃO devem ser considerados:
Criança de 2 anos de idade, proveniente de abrigo, cujos dados de pré-natal e parto são desconhecidos, apresenta retardo de desenvolvimento neuropsicomotor. A acompanhante acha que a criança não enxerga. Ao exame, nota-se que ela não consegue fixar e seguir objetos, inclusive os sonoros, e apresenta alterações ósseas e dentárias (dentes de Hutchinson). Qual o achado mais provável no fundo de olho?
No atendimento a pacientes com epistaxe severa, qual a prioridade?
J.G.J., 55 anos, feminina, hipermétrope, chega ao Pronto Socorro Municipal no plantão noturno com visão embaçada, dor ocular intensa, náusea, vômito, bradicardia e sudorese. O quadro clínico apresentado deve-se
Compartilhar