Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Dermatologia

Em relação à etiologia, transmissão e patogênese da tuberculose, assinale a alternativa INCORRETA:

A
A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e contagiosa, causada por um microorganismo denominado Mycobacterium tuberculosis, que se propaga através do ar, por meio de gotículas contendo os bacilos expelidos por um doente com TB pulmonar ao tossir, espirrar ou falar em voz alta.
B
A propagação da tuberculose está intimamente ligada às condições de vida da população; a sua incidência é maior nas periferias das grandes cidades, podendo porém, acometer qualquer pessoa mesmo em áreas rurais.
C
A infecção pelo bacilo da tuberculose pode ocorrer em qualquer idade, mas no Brasil geralmente acontece no adulto.
D
Todos os órgãos podem ser acometidos pelo bacilo da tuberculose, porém ocorre mais frequentemente nos pulmões, gânglios, pleura, rins, cérebro e ossos.
Mulher, 25 anos de idade, com diagnóstico de anemia hemolítica recebeu prednisona 60 mg/dia. Após quatro meses de uso, ela suspendeu a medicação e, cinco dias após, passou a apresentar quadro de fraqueza, náuseas, vômitos, dor abdominal, agitação e confusão mental. No atendimento de urgência, apresentava obesidade central, face em lua, acne, estrias, taquicardia e hipotensão ortostática. Além de pesquisar foco infeccioso e de dosar glicemia, a conduta é:
Os músculos seccionados na episiotomia são:
Assinale o item INCORRETO, quanto aos critérios diagnósticos de um episódio maníaco:
Uma criança, do sexo masculino, pesando 3 Kg, nascida de parto normal, Apgar 9/10, exame físico normal, alimentada nas primeiras horas de vida com leite materno, sugou bem. No segundo dia de vida, foi notada equimose na nádega direita, foram observadas também diversas evacuações sanguinolentas. O teste de Apt demonstrou que o sangue não era materno e sim do recém-nascido. O tempo de protrombina e tempo parcial de tromboplastina eram acentuadamente prolongados, a contagem de plaquetas foi 250.000. Qual é o diagnóstico mais provável?
Compartilhar