Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Doenças Respiratórias

Em relação à fibrose cística, assinale a alternativa incorreta.

A
É uma doença de herança autossômica dominante.
B
Prolapso retal ocorre em cerca de 20% dos pacientes, principalmente nos menores de 2 anos.
C
Íleo meconial ocorre em 10 a 20% dos pacientes, manifestando-se com ausência de eliminação de mecônio, distensão abdominal e vômito biliar.
D
Esteatose hepática e estato-hepatite ocorrem em 20 - 60%, sendo uma das lesões e disfunções hepato-biliares mais frequentes.
E
A excessiva perda de sais, no suor, pode levar à depleção de sódio e cloro com desidratação hiponatrêmica.
Recém-nascido (RN) a termo, peso de nascimento de 3 kg, com 18 horas de vida, apresenta-se ictérico com Bilirrubina indireta de 18 mg/dl. A tipagem sanguínea da mãe é O Rh negativo e do RN, A Rh positivo. Coombs direto fracamente positivo. Pré-natal sem intercorrências, mãe informa aborto anterior com necessidade de curetagem, mas não se recorda do uso de nenhuma medicação específica. Em relação à etiologia da icterícia, considere as afirmativas a seguir. I. A icterícia costuma ser precoce e intensificar-se nas primeiras horas, e há intensificação do processo hemolítico em gestações sucessivas. II. Na doença hemolítica por incompatibilidade de Rh, a fototerapia deve ser iniciada imediatamente com controle rigoroso; se houver sinais de piora da hemólise, a exsanguinotransfusão deverá ser realizada. III. O único parâmetro utilizado atualmente para indicação de fototerapia em RN é a dosagem sérica de bilirrubina. IV. A profilaxia com a imunoglobulina anti-D não é recomendada após abortos, independentemente do tempo gestacional, e é ineficaz nos partos cirúrgicos. Assinale a alternativa correta.
Menino, 4 anos, apresenta dificuldade de fitar o olhar, diminuição da reciprocidade social, fala incompreensível e movimentos estereotipados. O diagnóstico mais provável é:
NÃO é sinal sugestivo de ferimento perfurante ocular:
Convulsão febril simples, também denominada não complicada, caracteriza-se:
Compartilhar