Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Doenças Respiratórias

Em relação à fibrose cística, assinale a alternativa incorreta.

A
É uma doença de herança autossômica dominante.
B
Prolapso retal ocorre em cerca de 20% dos pacientes, principalmente nos menores de 2 anos.
C
Íleo meconial ocorre em 10 a 20% dos pacientes, manifestando-se com ausência de eliminação de mecônio, distensão abdominal e vômito biliar.
D
Esteatose hepática e estato-hepatite ocorrem em 20 - 60%, sendo uma das lesões e disfunções hepato-biliares mais frequentes.
E
A excessiva perda de sais, no suor, pode levar à depleção de sódio e cloro com desidratação hiponatrêmica.
A respeito da síndrome compartimental dos MM.II (membros inferiores), é INCORRETO afirmar que:
J.M.C, criança do sexo feminino, com 2 meses de idade, é levada, pela mãe, à Unidade de Saúde da Família, para se vacinar. Há registro de que já havia tomado, ao nascer, a dose única de BCG-ID e a 1ª e 2ª doses de vacina contra hepatite B. Segundo o Calendário de Vacinação da Criança, do Ministério da Saúde, não havendo contraindicação, ela deve, além das primeiras doses da Tetravalente (DPT + Hib) e VOP (contra pólio), receber na ocasião também a:
Sobre as crises de ausência, é correto afirmar:
Um menino de 15 meses de idade é trazido ao Pronto Atendimento por uma crise tônico-clônica generalizada de 8 minutos de duração. Na chegada ao hospital, a crise já havia cessado espontaneamente. Os pais contam que, imediatamente antes da convulsão, estava bem e não haviam observado febre. No exame inicial, a temperatura era de 39°C. Passados 15 minutos do término da convulsão, a consciência foi recuperada completamente e o exame revelou apenas infecção viral das vias aéreas. Qual das seguintes alternativas é a mais correta?
Compartilhar