Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Doenças Respiratórias

Em relação à fibrose cística, assinale a alternativa incorreta.

A
É uma doença de herança autossômica dominante.
B
Prolapso retal ocorre em cerca de 20% dos pacientes, principalmente nos menores de 2 anos.
C
Íleo meconial ocorre em 10 a 20% dos pacientes, manifestando-se com ausência de eliminação de mecônio, distensão abdominal e vômito biliar.
D
Esteatose hepática e estato-hepatite ocorrem em 20 - 60%, sendo uma das lesões e disfunções hepato-biliares mais frequentes.
E
A excessiva perda de sais, no suor, pode levar à depleção de sódio e cloro com desidratação hiponatrêmica.
Criança do sexo masculino com 28 dias de vida é internada com febre, irritabilidade e eritema generalizado há aproximadamente 24 horas. A mãe informa que o eritema teve início ao redor dos lábios e narinas. Após 24 horas de internação, a pele começa a se desprender, com formação de bolhas flácidas, e grandes áreas erosadas começam a ser observadas, principalmente nas dobras axilares, cervicais e inguinais. O diagnóstico provável é:
Quanto ao quadro de litíase urinária na infância, é correto afirmar que:
A amenorreia primária resultante de hipogonadismo hipogonadotrófico ocorre: I - quando o hipotálamo falha em secretar adequadamente o hormônio de gonadotrofinas (GnRH); II - quando a alteração da hipófise resulta em produção ou liberação inadequadas de gonadotrofinas hipofisárias; III - quando a produção ovariana de estradiol não é suficiente para fazer o feedback negativo com FSH. Qual a alternativa correta?
Com relação aos cuidados no pós-operatório, julgue o item que se segue. A anemia detectada no pós-operatório de pacientes submetidos a procedimentos de gastrectomia subtotal deve-se à deficiência de vitamina C e à absorção insatisfatória de gordura pelo tubo digestivo.
Compartilhar