Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Em relação à gestação múltipla, assinale a alternativa correta.

A
A melhor época de se realizar a avaliação da corionicidade da gestação gemelar é no segundo trimestre.
B
O sinal do “T” invertido à ecografia é observado nas gestações dicoriônicas.
C
Gêmeos acoplados ou siameses são encontrados nas gestações monocoriônicas-diamnióticas.
D
A translucência nucal alterada de um dos fetos é preditor de transfusão feto-fetal nas gestações dicoriônicas.
E
O sinal do Lambda é melhor observado no primeiro trimestre.
Homem de 25 anos vacinou-se contra rubéola em campanha nacional. Após 2 dias, sua esposa, que também tem 25 anos, confirmou gestação de cerca de 6 semanas. A conduta correta deve ser:
Paciente refere febre, tosse com expectoração purulenta há 10 dias. Refere estilismo crônico. Apresenta-se pálido, eupneico, acianótico, emagrecido e dentes em péssimo estado de conservação. Ao raio X de tórax verifica-se cavitação com nível líquido no segmento posterior do lobo superior direito. Qual o tratamento mais adequado para o paciente?
Escolar de 7 anos de idade, sexo masculino, com história de há 3 semanas apresentar piodermite, é atendido em uma emergência por apresentar edema nos pés e região pré-tibial, oligúria e hematúria macroscópica. Ao exame constatou-se hipertensão arterial. Diante do quadro a opção que melhor correlaciona diagnóstico com resultado laboratorial é:
Na avaliação rotineira de uma menina de um ano de idade é percebida uma palidez cutaneomucosa importante (+++/4+). Ela está no percentil 75 de peso e no percentil 25 de comprimento para idade. O exame físico não apresenta outras alterações. Um hemograma evidencia um hematócrito de 32%. A questão mais útil na definição do diagnóstico é:
Compartilhar