Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Em relação à HAS, marque a alternativa INCORRETA.

A
Débito cardíaco e resistência arterial periférica são variáveis determinantes na pressão arterial.
B
A associação mais efetiva ao bloqueador de canal de cálcio é o diurético.
C
O controle rigoroso da pressão arterial pode reverter a hipertrofia do ventrículo esquerdo.
D
Pacientes com idade acima de 50 anos respondem melhor ao tratamento medicamentoso com diuréticos ou bloqueador de canal de cálcio.
São alternativas adequadas para tratamento de um paciente adulto jovem com parkinsonismo de início precoce, EXCETO:
Um paciente de 29 anos com retardo mental desde a infância apresenta quadro progressivo de declínio da memória. Exames complementares não evidenciam causas reversíveis de demência. Considerando o diagnóstico prévio de síndrome de Down, qual o provável diagnóstico?
Leia o caso clínico a seguir. Um paciente do sexo masculino de 45 anos, com antecedentes de alcoolismo e diagnóstico prévio de cirrose hepática, é internado na enfermaria com história de aumento progressivo do volume abdominal nos últimos 60 dias e edema de membros inferiores. Há três dias, passou a apresentar sonolência e dislalia. Ao exame físico, paciente apresentava-se sonolento, ictérico (++/4+), aranhas vasculares no tronco, hipotrofia muscular em mmss, ginecomastia, presença de flapping, abdome globoso, com sinal do piparote presente, edema de mmii (2+/4+). Exames laboratoriais revelaram: hemograma: Hem - 3,5 x 10 (elevado a 6), Hto: 34%, Hgb: 10,6 g/dl; leucócitos: 3000/mm3 (2-60-03-35-03-02), plaquetas: 80.000/ml; albumina sérica de 2,6 g/dl; sódio sérico de 129 mEq/l; creatinina sérica de 1,5 mg/dl; bilirrubina total de 4,5 mg/dl; atividade de prototrombina de 30% (> 6 seg acima do controle). Conforme a classificação de Child-Turcotte-Pugh, esse paciente pode ser considerado como Child:
Uma paciente do sexo feminino, com 22 anos, relata aparecimento de manchas avermelhadas em região malar há cinco meses, associadas à fotossensibilidade e poliartrite. Essa paciente encontra-se gestante de doze semanas. Nesse caso, qual o exame a ser solicitado para descarte de bloqueio cardíaco fetal?
Compartilhar