Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Em relação à HAS, marque a alternativa INCORRETA.

A
Débito cardíaco e resistência arterial periférica são variáveis determinantes na pressão arterial.
B
A associação mais efetiva ao bloqueador de canal de cálcio é o diurético.
C
O controle rigoroso da pressão arterial pode reverter a hipertrofia do ventrículo esquerdo.
D
Pacientes com idade acima de 50 anos respondem melhor ao tratamento medicamentoso com diuréticos ou bloqueador de canal de cálcio.
Homem, 50 anos, branco, após reforma de aviário foi internado com febre, dispneia e tosse. Foi diagnosticado pneumonia, não apresentando melhora com antibióticos. Refere que um colega de trabalho que o auxiliou na limpeza do aviário também apresentou sintomas semelhantes logo após o serviço. Nega emagrecimento, etilismo, tabagismo ou uso de medicamentos. A gasometria revela hipoxemia e o Raio-X de tórax mostra opacidades alveolares bilaterais de predomínio cortical e com micronódulos difusos. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?
Mulher, 25 anos, magra, em autoexame percebe pequeno nódulo no pescoço, de localização anterior, móvel à deglutição, ao falar e à palpação. Qual é a principal hipótese diagnóstica inicial?
Paciente feminino, 68 anos, procurou o seu consultório para avaliação de rotina. Relata hipertensão arterial e encontra-se em uso de losartan 50 mg ao dia. Nega outras doenças. Os exames iniciais revelaram glicemia em jejum de 132 mg/dl, colesterol total de 238 mg/dl, HDL colesterol 42 mg/dl, triglicerídeos 155 mg/dl, função renal normal. Em exame confirmatório, a paciente apresenta glicemia em jejum de 128 mg/dl. Em relação à conduta a ser tomada neste caso, assinale a alternativa CORRETA.
Quais dos achados fundoscópicos abaixo não são próprios de retinopatia hipertensiva?
Compartilhar