Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Nefrologia

Em relação à hematúria na infância, considere as seguintes afirmativas: 1. Hematúria é definida por excreção de quantidades anormais de eritrócitos intactos na urina. 2. Eritrocitúria dismórfica acompanhada de proteinúria anormal é sinal confiável de doença glomerular. 3. Doença policística renal, síndrome de Alport e doença falciforme são causas hereditárias de hematúria. 4. Testes urinários que utilizam fitas reagentes podem apresentar resultados falso-positivos para hematúria em caso de urinas alcalinas (com pH > 9). Assinale a alternativa correta.

A
Somente afirmativa 4 é verdadeira.
B
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
E
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
A incidência de otite média aguda é maior no lactente e na criança pequena do que em faixas etárias mais elevadas. Esta predisposição decorre de alguns fatores apresentados nas alternativas a seguir, EXCETO:
Paciente de 5 anos, é levado a unidade de saúde por apresentar há mais de 2 anos história de coriza, espirros e prurido nasal importantes praticamente diários, acompanhados de obstrução nasal, que incomodam o paciente e atrapalham sua atividade física, o sono e na escola. Sobre esse caso, assinale a afirmativa CORRETA:
Os sintomas de disfagia associados à perda de peso podem indicar sintomas de câncer esofágico em estágio avançado. Normalmente estes sintomas ocorrem:
Dentre as recomendações gerais para a abordagem de pacientes com transtornos somatoformes, pode-se afirmar que:
Compartilhar