Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

Em relação à hemorragia digestiva por ruptura de varizes de esôfago, assinale a alternativa INCORRETA:

A
a primeira conduta na suspeita de hemorragia varicosa, é a estabilização da pressão arterial do paciente.
B
em cerca de 2/3 dos pacientes com hemorragia varicosa o sangramento cessa espontaneamente.
C
nos pacientes com suspeita de hemorragia aguda por ruptura de varizes de esôfago, a terapia farmacológica, com somatostatina, octreotide ou terlipressina, deve ser iniciada o mais precocemente possível, antes mesmo da realização da endoscopia digestiva alta.
D
o ressangramento, embora infrequente, pode ocorrer após controle do sangramento inicial.
E
a ligadura elástica e a escleroterapia das varizes de esôfago, são métodos igualmente eficazes em controlar a hemorragia ativa por ruptura de varizes de esôfago.
O diagnóstico de acalasia é dado por:
Paciente feminino, 53 anos, vem ao seu consultório relatando ter sofrido trauma abdominal por acidente automobilístico há 5 dias. Iniciou a apresentar dor abdominal em andar superior do abdômen e hematêmese. Ao Rx simples de abdômen você identificou ar livre (enfisema) em retroperitônio. Sua hipótese diagnóstica é?
Com relação às crises convulsivas febris: I- É o distúrbio convulsivo mais comum na infância e tem um excelente prognóstico. II- São raras antes de 9 meses e depois de 5 anos de idade. III- Geralmente associam a temperaturas que aumentam rapidamente, normalmente até 39°C ou mais. IV- Antecendentes familiares não são comuns, normalmente apresentam-se como casos isolados na família, afastando a relação com predisposição genética. V- Indica-se o uso de Valproato de sódio como profilaxia prolongada para impedir crises convulsivas recorrentes. Marque a sequência correta:
Assinale a alternativa que apresenta os critérios de exclusão entre os critérios utilizados para identificar as Dores de Crescimento (DCs).
Compartilhar