Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Gastroenterologia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Em relação à hemorragia digestiva alta (HDA), não podemos afirmar:

A
Apesar do conhecimento aprimorado da patogênese e tratamento da doença ulcerosa péptica, as úlceras pépticas gástricas e duodenais são as causas mais comuns de HDA, correspondendo à metade dos casos.
B
Em pacientes com LAMGD (lesão aguda de mucosa gastroduodenal) com estabilidade hemodinâmica, a terapêutica endoscópica geralmente é bem sucedida.
C
O tratamento cirúrgico da úlcera duodenal sangrante é a duodenotomia + ligadura direta do vaso com fio inabsorvível e associada a um procedimento antissecretório (vagotomia troncular + piloroplastia).
D
O tratamento cirúrgico ideal da úlcera gástrica sangrante é sua excisão e não a ligadura, pelo risco de malignidade.
E
A terapia endoscópica pode ser utilizada para interromper sangramentos ativos e prevenir a recorrência em pacientes com alto risco (Forrest I, IIa e IIb).
Com relação à transmissão da hanseníase, assinale a FALSA.
Jovem de 17 anos, sexo feminino, é trazida ao ambulatório de Clínica Médica pelos pais. A queixa é de comportamento 'fora dos padrões' e solicitam investigação adequada. Referem que há cerca de dois anos a mesma apresenta hábitos alimentares aberrantes, chegando a comer '10 pacotes de batatas fritas e incontáveis biscoitos e bombons de chocolate' em um dia. Após este 'dia de farra de comida' (referência dada pelos pais), passa de dois a três dias em intensa atividade física na academia de musculação - com sessões de 6 a 8 horas diárias - sem alimentar-se ou ingerir líquidos adequadamente. Esses ciclos alternantes vêm se repetindo 2 a 3 vezes por semana por pelo menos 6 meses. Durante entrevista, a paciente confirmou as informações dadas pelos pais e referiu que come exagerado por perder o controle, mas que sente-se extremamente infeliz após tais episódios. Relata que se acha um pouco acima do peso, mas nega indução de vômitos ou uso de laxantes em qualquer época. Nega alucinações visuais ou auditivas. A avaliação mostrou plena orientação pessoal, temporal e espacial; o índice de massa corpórea era de 26 kg/m²; as mucosas estavam levemente ressecadas; demais aspectos do exame físico estavam normais. Foi realizada avaliação bioquímica que não demonstrou alterações. Com base nestes dados, qual o diagnóstico mais provável?
O diagnóstico de hepatite pelo vírus D utiliza como teste confirmatório a pesquisa de anti-VHD e como teste de triagem a pesquisa de:
Sobre cicatrização de feridas, escolha a opção correta.
Compartilhar