Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

Em relação à hemorragia digestiva por ruptura de varizes de esôfago, assinale a alternativa INCORRETA:

A
a primeira conduta na suspeita de hemorragia varicosa, é a estabilização da pressão arterial do paciente.
B
em cerca de 2/3 dos pacientes com hemorragia varicosa o sangramento cessa espontaneamente.
C
nos pacientes com suspeita de hemorragia aguda por ruptura de varizes de esôfago, a terapia farmacológica, com somatostatina, octreotide ou terlipressina, deve ser iniciada o mais precocemente possível, antes mesmo da realização da endoscopia digestiva alta.
D
o ressangramento, embora infrequente, pode ocorrer após controle do sangramento inicial.
E
a ligadura elástica e a escleroterapia das varizes de esôfago, são métodos igualmente eficazes em controlar a hemorragia ativa por ruptura de varizes de esôfago.
Um paciente de 25 anos, vítima de acidente automobilístico é admitido no setor de emergência com trauma de face extenso com sangramento profuso por via oral .Dentre as alternativas abaixo a medida a ser tomada é:
A transfusão de concentrado de plaquetas está indicada na seguinte situação:
A tríade clássica dos pacientes que se apresentam com ruptura de aneurisma da aorta abdominal é:
Paciente masculino, 82 anos, apresentando quadro de disúria + polaciúria + febre há 3 dias. Nas últimas 24 hs, começou quadro de desorientação no tempo e espaço + agressividade + alucinações visuais + agitação psicomotora. Segundo esposa, o mesmo é hígido, independente e nunca teve quadro semelhante. Qual dos itens abaixo define melhor o diagnóstico e o melhor tratamento para este distúrbio de comportamento?
Compartilhar