Questões na prática

Pediatria

Cirurgia

Neonatologia

Cirurgia Pediátrica

Doenças Respiratórias

Em relação à hérnia diafragmática congênita, identifique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) É mais frequente à esquerda e em 50% dos casos está associada a outras malformações, como defeitos do tubo neural, defeitos cardíacos e malrotação intestinal. ( ) Em alguns casos, pode ter curso clínico assintomático e ser diagnosticada casualmente após a realização de uma radiografia de tórax. ( ) A hipoplasia pulmonar, a hipertensão pulmonar persistente e a deficiência de surfactante são fatores que dificultam o manejo ventilatório dos pacientes com formas graves da doença. ( ) A passagem de sonda gástrica calibrosa mantida sob aspiração contínua, a hiperventilação e a sedação são as estratégias mais indicadas para manejo clínico do paciente antes do tratamento cirúrgico. ( ) O tratamento cirúrgico, com redução do intestino intratorácico e fechamento do defeito diafragmático, é considerado uma emergência e deve ser realizado preferencialmente nas primeiras 6 horas de vida. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

A
V – V – V – F – F.
B
V - F - F - F - V.
C
V - F - V - V - V.
D
F - F - V - V - F.
E
F - V - V - V - V.
RN, 4 dias de vida, veio para consulta ambulatorial 48 horas após alta hospitalar para reavaliação. Antecedentes: gestação sem intercorrências, parto normal a termo, Apgar: 8/9, peso: 3100 gramas, apresentou dificuldade para sugar ao seio e perda ponderal de 9% nas primeiras 24 horas. Tipagem sanguínea do recém-nascido: A Rh positivo. A avaliação de bilirrubina total nesta consulta foi de 23 mg/dl com 1 mg/dl de bilirrubina direta. Foi colocado em fototerapia de alta intensidade e o controle após 6 horas mostrou queda dos níveis de bilirrubina total para 19 mg/dl. A CONDUTA É:
Recém-nascido com 2 horas de vida apresentou convulsões. Trata-se de um recém-nascido a termo, adequado para a idade gestacional, com respiração espontânea ao nascer e Apgar no 1.º minuto de 7 e no 5.º minuto de 8, cuja mãe recebeu fenitoína durante a gestação. A hipótese diagnóstica mais provável para explicar as convulsões é
São considerados critérios para internação de pacientes queimados, queimaduras de:
A formação de varizes de esôfago e a ocorrência de sangramento varicoso em pacientes portadores de cirrose na forma sinusoidal e pós-sinusoidal estão relacionadas, respectivamente, a valores do gradiente de pressão porta a partir de:
Compartilhar