Em relação a hérnias umbilicais, é correto afirmar que:
A
Nos adultos, a maioria dos casos é congênita não diagnosticada na infância e não adquirida na vida adulta.
B
Uma vez diagnosticadas na infância, devem ser operadas a fim de evitar seu encarceramento, complicação com alta incidência.
C
São raras em prematuros pelo baixo peso destes e consequentemente menos pressão intra-abdominal.
D
Na vida adulta, são mais comuns em mulheres, configurando relação com o sexo masculino de 3:1.
Outras questões
Paciente do gênero masculino, 22 anos, procurou o médico da unidade básica da saúde por apresentar episódios recorrentes de mal estar, angústia, sufocamento, sudorese fria, tremores e medo de morrer há 6 meses. Relatou que os episódios têm duração de cinco a dez minutos e ocorrem a cada dois dias. Também apresenta preocupação frequente em apresentar novos episódios, motivo pelo qual tem evitado sair de casa. O diagnóstico mais provável é:
Paciente do gênero masculino, 22 anos, procurou o médico da unidade básica da saúde por apresentar episódios recorrentes de mal-estar, angústia, sufocamento, sudorese fria, tremores e medo de morrer há 6 meses. Relatou que os episódios têm duração de cinco a dez minutos e ocorrem a cada dois dias. Também apresenta preocupação frequente em apresentar novos episódios, motivo pelo qual tem evitado sair de casa. O diagnóstico mais provável é transtorno do pânico. Em relação ao caso clínico, se optado pelo tratamento medicamentoso, qual a droga mais indicada?
Em relação ao desenvolvimento infantil, podemos afirmar que:
Paciente de 15 anos de idade, com fadiga, mialgia generalizada, dor de garganta há 3 semanas, com piora importante há cinco dias. O paciente fez uso de amoxicilina por conta própria, sem melhora da dor de garganta, mas com o aparecimento de exantema maculopapular disseminado pela pele. Exame físico: T = 38°C; FC = 110 bpm; PA = 110 x 60 mmHg; hipertrofia e hiperemia das amígdalas, linfadenomegalia cervical anterior e submandibular bilateral com gânglios de 2 a 3 cm, móveis, consistência fibroelástica e dolorosos à palpação. Restante do exame físico inalterado. O provável agente etiológico é: