Em relação à hipertensão arterial na infância, a sua incidência tem aumentado nos últimos anos. Sobre ela, é incorreto afirmar:
A
Utilizam-se tabelas, usando as variáveis da idade, do sexo e do percentil do peso para o diagnóstico de hipertensão. Este é definido quando os níveis pressóricos estão maiores ou iguais ao percentil 90, em 3 ocasiões diferentes.
B
O cuff ou manguito deve cobrir 80% a 100% da circunferência do braço.
C
Idealmente deve ser aferida a PA no braço direito da criança em repouso, por, pelo menos, 3 a 5 minutos e com o braço na altura do coração.
D
O propranolol é contraindicado em pacientes com história de asma.
E
Na suspeita de HAS secundária, deverá ser solicitada a dosagem de renina e aldosterona sérica.
Outras questões
Um senhor de 72 anos, usa regularmente várias medicações diariamente. As drogas são usadas para tratar dores articulares, hipertensão arterial, diabete mellitus, constipação intestinal e insônia. Nos últimos dias, o paciente aumentou por conta própria o benzodiazepínico usado para a insônia. Há quatro dias, os familiares notaram que ele mudou bruscamente o seu comportamento, tendo atitudes não usuais, como manifestar agressividade, alternadas com período de apatia, despindo-se na frente dos familiares, falando palavrões de baixo calão e recusando alimentação. Os familiares resolveram suspender a medicação e levaram o paciente ao seu médico de família. Na consulta, o paciente já estava bem melhor, praticamente voltando ao seu comportamento usual. Diante deste quadro, qual o diagnóstico inicial mais provável?
A respeito da dependência química do crack, pode-se afirmar que: I. Dentre as drogas ilícitas, é a substância cujo dependente químico apresenta menor adesão ao tratamento. II. Maconha é usualmente a primeira droga ilícita utilizada pelo dependente químico de crack. III. O padrão de uso geralmente é do tipo compulsivo e caracterizado pelo uso de múltiplas drogas. Quais estão CORRETAS?
Uma criança com supuração auditiva crônica dá entrada no hospital com febre e rigidez de nuca. A hipótese diagnóstica mais provável:
MFPD, feminino, de 38 anos compareceu ao ambulatório na atenção primária queixando-se de sangramento vermelho-vivo presente ao limpar-se com papel higiênico e dor ao evacuar. Refere constipação crônica com piora há três meses, coincidente com a presença da disquesia. Com base nessa história, assinale o diagnóstico mais provável.