Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Cardiologia

Pediatria Geral

Em relação à hipertensão arterial na infância, a sua incidência tem aumentado nos últimos anos. Sobre ela, é incorreto afirmar:

A
Utilizam-se tabelas, usando as variáveis da idade, do sexo e do percentil do peso para o diagnóstico de hipertensão. Este é definido quando os níveis pressóricos estão maiores ou iguais ao percentil 90, em 3 ocasiões diferentes.
B
O cuff ou manguito deve cobrir 80% a 100% da circunferência do braço.
C
Idealmente deve ser aferida a PA no braço direito da criança em repouso, por, pelo menos, 3 a 5 minutos e com o braço na altura do coração.
D
O propranolol é contraindicado em pacientes com história de asma.
E
Na suspeita de HAS secundária, deverá ser solicitada a dosagem de renina e aldosterona sérica.
A febre amarela e a dengue são doenças cujas estruturas epidemiológicas apresentam semelhanças. A respeito desses agravos, julgue o próximo item. A imunidade duradoura adquirida contra o vírus da dengue é específica para cada sorotipo.
Mulher de 38 anos queixa-se de desânimo e fraqueza. Exames séricos hormonais: tiroxina livre (T4 livre): 0,4 ng/dl (valores normais: 0,8 a 1,9 ng/dl) e hormônio tireoestimulante (TSH): 0,5 mUI/ml (valores normais: 0,4 a 4,0 mUI/ml). O diagnóstico mais provável e a conduta inicial são, respectivamente:
Segundo a classificação histopatológica baseada na OMS para os astrocitomas cerebrais, pode-se afirmar que:
Um viajante realiza uma refeição fugaz em restaurante de beira de estrada, alimentando-se, basicamente, de saladas e queijos. Cerca de 24h após desenvolve diarreia aquosa, com cólicas. Admitindo a hipótese de intoxicação alimentar bacteriana, você consideraria como agente causal mais provável:
Compartilhar