Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Cardiologia

Pediatria Geral

Em relação à hipertensão arterial na infância, a sua incidência tem aumentado nos últimos anos. Sobre ela, é incorreto afirmar:

A
Utilizam-se tabelas, usando as variáveis da idade, do sexo e do percentil do peso para o diagnóstico de hipertensão. Este é definido quando os níveis pressóricos estão maiores ou iguais ao percentil 90, em 3 ocasiões diferentes.
B
O cuff ou manguito deve cobrir 80% a 100% da circunferência do braço.
C
Idealmente deve ser aferida a PA no braço direito da criança em repouso, por, pelo menos, 3 a 5 minutos e com o braço na altura do coração.
D
O propranolol é contraindicado em pacientes com história de asma.
E
Na suspeita de HAS secundária, deverá ser solicitada a dosagem de renina e aldosterona sérica.
Sobre o Trauma Renal é CORRETO afirmar:
Assinale a alternativa correta em relação à idade de aparecimento e desaparecimento dos reflexos primitivos em uma criança com desenvolvimento normal.
Com relação à Hiperplasia Prostática Benigna assinale a alternativa CORRETA:
Lactente de 4 meses foi levado a consulta no ambulatório porque "não sustenta a cabeça". Nasceu a termo, banhado em mecônio, após trabalho de parto de 24 horas com Índice de Apgar de 6 no 5º minuto. Ao exame, observa-se que, na posição de prono, a criança eleva a cabeça momentaneamente, apresenta semiflexão de cotovelos, pronação de antebraços, flexão de punhos e dedos; reflexo tonico-cervical assimétrico e reflexos profundos nos quatro membros exacerbados. Nessa situação, deve-se informar à mãe que seu filho se apresenta:
Compartilhar