Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Pneumologia

Em relação à hipertensão pulmonar, assinale a alternativa INCORRETA.

A
Na hipertensão pulmonar primária, é comum o achado de perfusão homogênea à cintilografia pulmonar de perfusão.
B
O ecocardiograma transtorácico é o exame de escolha para iniciar a investigação de pacientes suspeitos para hipertensão pulmonar.
C
Em casos de hipertensão pulmonar moderada, o eletrocardiograma pode ser normal.
D
É muito frequente o achado de hiperfonese de 2ª bulha no foco pulmonar.
E
Nifedipina é a primeira escolha no tratamento da hipertensão pulmonar, independentemente da resposta ao teste broncodilatador.
As pancreatites agudas possuem uma ampla variabilidade de gravidade clínica e prognóstico associado, havendo desde quadros de apresentação mais branda, com bom prognóstico, até quadros muito graves, de elevadíssima mortalidade. Ao longo das quatro últimas décadas, diversos critérios e escalas, como a escala de Ranson, a classificação de Balthazar, o escore APACHE II e as dosagens de interleucinas tem sido aplicados ou especificamente desenvolvidos com o fim de estratificar a gravidade e definir o prognóstico dos pacientes vitimados por tal condição. Abaixo são listadas cinco opções de critérios prognosticadores, sendo que uma delas NÃO representa um dos critérios incluídos na escala de Ranson. Assinale esta opção.
Qual das afirmações abaixo, a respeito da colangite, é verdadeira?
Um paciente jovem, com aproximidamente 70 kg de peso, foi vítima de acidente automobilístico com suspeita de trauma abdominal contuso; apresentava-se taquicárdico ( 130bpm), taquipneico ( 30ipm), com pressão arterial 90x 60mmHg. Estava descorado, com dor abdominal e leve defesa à palpação. Sua perda volêmica pode ser estimada em:
Em relação às fraturas expostas: I - São comuns na tíbia devido à falta de cobertura muscular em toda a sua face anteromedial. II - De acordo com a classificação de Gustilo e Anderson, as fraturas expostas da tíbia, com ferida da pele menor do que um centímetro, mas com radiografia demonstrando fratura segmentar, são classificadas como grau III. III - Em fratura exposta grau I (Gustilo e Anderson), deve-se iniciar esquema antibiótico com Cefalosporina de Primeira Geração e Aminoglicosídeo. IV- Os objetivos do tratamento cirúrgico das fraturas expostas da tíbia consistem em lavagem mecânica e cirúrgica, desbridamento dos tecidos desvitalizados e estabilização da fratura. V - A classificação de Gustilo e Anderson leva em consideração a extensão da lesão de pele apenas. Quais das afirmativas acima estão CORRETAS?
Compartilhar