Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Infectologia

Pneumologia

Reumatologia

Em relação à Hipertensão Pulmonar, as afirmativas são verdadeiras, EXCETO:

A
Na hipertensão Pulmonar Primária, anticoagulação está indicada apenas em pacientes com evidências de tromboembolismo.
B
Pacientes com Esclerodermia e Lúpus Eritematoso Sistêmico podem evoluir com Hipertensão Pulmonar.
C
Drogas anorexígenas como Fenfluramina e Dexfenfluramina são associadas com Hipertensão Pulmonar.
D
Pacientes portadores de esquistossomose e distúrbios do sono podem evoluir com Hipertensão Pulmonar.
Com relação à anatomia, fisiologia e patologia dos órgãos situados ou que passam pelo pescoço, julgue o item que se segue. A exérese da porção média do osso hioide é indicada no tratamento cirúrgico do cisto do ducto tireoglosso.
Durante uma ultra-sonografia abdominal, foi detectado, em uma paciente de 45 anos, assintomática, um pólipo de vesícula biliar de 5 mm, sem cálculo biliar associado. Em relação a esse caso, o procedimento correto é a:
Paciente de 60 anos, sem comorbidades prévias, no quinto dia de pós-operatório de gastrectomia parcial por tumor gástrico de antro com reconstrução a BII, evolui com febre, dispneia, distensão e dor a descompressão brusca do abdome. O diagnóstico mais provável para esse paciente é:
Uma jovem de 24 anos apresentou, há três semanas, quadro gripal de resolução espontânea. Há sete dias apresenta quadro de parestesias em mãos e pés, de caráter ascendente, associadas a diminuição de força nos quatro membros. Ao exame neurológico, observam-se tetraparesia flácida arreflexa e diparesia facial. O exame complementar que se relaciona com o quadro clínico da paciente é:
Compartilhar