Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Em relação à hipoglicemia neonatal, assinale a alternativa incorreta.

A
Sua incidência varia de acordo a definição adotada, mas é estimada sua presença em torno de 15%, tanto dos RNs PIGs quanto dos GIGs.
B
Alguns sintomas são: letargia, apatia, fraqueza, apneia, cianose, choro fraco ou alto-intenso, convulsão, tremores e alguns podem não ter sintomas.
C
Estudos metabólicos, neuroanatômicos e clínicos sugerem, mais recentemente, manter o valor da glicose > 50 mg/dl no primeiro dia de vida e > 55 mg/dl nos dias seguintes.
D
Na policitemia pode ocorrer hipoglicemia em decorrência do consumo da glicose por parte da massa de células vermelhas aumentadas.
E
Fita reagente usada no hemoglicoteste com resultado abaixo de 40 mg/dl indica tratamento de imediato, independente da confirmação laboratorial.
Paciente de 6 meses deu entrada no hospital com quadro de broncopneumonia, sendo que este era o 3º episódio desde o nascimento. Seu ganho ponderal era inadequado e sua mãe relatava que ele cansava durante as mamadas. A criança estava taquipneica, taquicárdica, pulsos finos e apresentava sopro sistólico na ausculta cardíaca. O diagnóstico provável para a criança é:
Com relação ao fibroadenoma é correto afirmar que:
Paciente comparece ao ambulatório de Ginecologia apresentando sintomas compatíveis com climatério, mais ainda não apresenta critérios absolutos para este diagnóstico. Caso o médico julgue necessário, para fazer o diagnóstico laboratorial da falência ovariana, deve ser solicitado primariamente a dosagem sérica de:
A degeneração maligna de cicatrizes antigas é comumente denominada de úlcera de Marjolin. O tumor é do tipo:
Compartilhar