Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Em relação à hipoglicemia neonatal, assinale a alternativa incorreta.

A
Sua incidência varia de acordo a definição adotada, mas é estimada sua presença em torno de 15%, tanto dos RNs PIGs quanto dos GIGs.
B
Alguns sintomas são: letargia, apatia, fraqueza, apneia, cianose, choro fraco ou alto-intenso, convulsão, tremores e alguns podem não ter sintomas.
C
Estudos metabólicos, neuroanatômicos e clínicos sugerem, mais recentemente, manter o valor da glicose > 50 mg/dl no primeiro dia de vida e > 55 mg/dl nos dias seguintes.
D
Na policitemia pode ocorrer hipoglicemia em decorrência do consumo da glicose por parte da massa de células vermelhas aumentadas.
E
Fita reagente usada no hemoglicoteste com resultado abaixo de 40 mg/dl indica tratamento de imediato, independente da confirmação laboratorial.
Mãe de lactente de 2 meses de vida substitui o leite de vaca por leite de cabra por acreditar que a bronquiolite que a criança apresentara fora desencadeada por alergia à proteína do leite de vaca. Ao se manter a alimentação exclusiva com leite de cabra, a criança está propensa a apresentar:
Uma paciente com 45 anos, do sexo feminino, assintomática, com achado radiológico, deve ter indicação cirúrgica pela possibilidade de degeneração maligna e pelo(a):
Em relação à otite média aguda em crianças pré-escolares, é correto afirmar:
Lactente de dois anos internado por pneumonia apresenta estado geral comprometido. No quarto dia de internação, permanece taquidispneico, febril e com dificuldade para se alimentar. Os pais mostram-se insatisfeitos com o atendimento e insistem na alta do paciente, embora você, como médico assistente, não concorde com a alta. Das alternativas a seguir, assinale a postura que seria mais adequada nessa situação. (CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA CFM)
Compartilhar