Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Em relação à hipoglicemia neonatal, assinale a alternativa incorreta.

A
Sua incidência varia de acordo a definição adotada, mas é estimada sua presença em torno de 15%, tanto dos RNs PIGs quanto dos GIGs.
B
Alguns sintomas são: letargia, apatia, fraqueza, apneia, cianose, choro fraco ou alto-intenso, convulsão, tremores e alguns podem não ter sintomas.
C
Estudos metabólicos, neuroanatômicos e clínicos sugerem, mais recentemente, manter o valor da glicose > 50 mg/dl no primeiro dia de vida e > 55 mg/dl nos dias seguintes.
D
Na policitemia pode ocorrer hipoglicemia em decorrência do consumo da glicose por parte da massa de células vermelhas aumentadas.
E
Fita reagente usada no hemoglicoteste com resultado abaixo de 40 mg/dl indica tratamento de imediato, independente da confirmação laboratorial.
Muito frequentemente alguns pacientes são rotulados pela equipe de saúde como pacientes problemas. Dentro deste rótulo são englobados um amplo conjunto de problemas psicosociais e físicos que se manifestam como demandas por atenção. Estes casos geram intenso sofrimento aos pacientes e familiares, grande apreensão para os profissionais de saúde e gastos elevados para o sistema de saúde. Estes casos têm sido classificados como Transtornos Somatoformes. Na avaliação e conduta destes casos é INCORRETO afirmar:
No conceito de "visão crítica de segurança" durante realização de colecistectomia videolaparoscópica, é CORRETO afirmar:
Uma criança de 10 semanas de vida é trazida para avaliação de seu desenvolvimento neuromotor no ambulatório de Pediatria. Está em muito bom estado geral, sem intercorrências clínicas desde o nascimento. Nasceu com 3300 g, 50 cm de comprimento e Apgar 9/10. Dos achados abaixo, aquele que não é usual nessa fase é:
Em uma criança com estenose hipertrófica de pilórica espera-se encontrar:
Compartilhar