Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Em relação à icterícia no recém-nascido, assinale a alternativa correta.

A
A icterícia em recém-nascido a termo, com mais de 7 dias de vida, deve ter sua etiologia investigada.
B
Está indicado o uso de imunoglobulina anti-Rh nas mães Rh negativas que mostraram um teste de Coombs direto negativo durante a gestação.
C
Na incompatibilidade do grupo ABO, o teste direto de Coombs no recém-nascido é frequentemente positivo.
D
Quanto menor for a radiância das lâmpadas de fototerapia e menor a área exposta do recém-nascido, maior será sua efetividade.
E
A icterícia da síndrome do leite materno mostra um aumento dos reticulócitos.
Sintoma predominante na cirrose hepática:
Mulher, 30 anos de idade, G3P2A0, com 40 semanas de gestação, progrediu no trabalho de parto de 6 cm para 7 cm de dilatação cervical em 2 horas. Ao toque: ODP em plano 0 de DeLee, que persiste desde o início do trabalho de parto. A variedade de posição descrita refere à:
Lactente de 10 meses apresenta crise convulsiva generalizada em vigência de febre (T. axilar de 39°C), com duração inferior a 15 minutos. Não apresenta sinais de irritação meníngea, exame neurológico sem alterações, sem evidência de foco infeccioso. Apresentara quadro semelhante aos 6 e 9 meses, sendo atendido em hospital nos dois episódios. Não usa medicação profilática. Após estabilizar o paciente, seria fundamental a realização de qual exame complementar para confirmação diagnóstica?
Assinale a alternativa INCORRETA sobre a alimentação do lactente:
Compartilhar