Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Cirurgia

Obstetrícia

Em relação à infecção puerperal, pode-se afirmar que: I - útero amolecido e doloroso à palpação, febre e lóquios fétidos são sugestivos de endometrite. II - trabalho de parto prolongado, tempo de cesariana superior a 60 minutos e amniorrexe prematura são fatores predisponentes para endometrite puerperal. III - é considerada febre puerperal com aumento de risco da morbidade materna, temperatura axilar de 38°C ou mais, verificada em duas ocasiões distintas, 24 horas após o parto. Qual a alternativa correta?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas II e III.
E
I, II e III.
Qual a complicação imediata mais grave das fraturas?
Mulher de 60 anos, diabética e com história de convulsões, consultou por desejar orientações para parar de fumar, encontrando-se motivada para realizar o tratamento. Negava sintomas depressivos. Relatou fumar 20 cigarros/dia desde os 20 anos. No teste de Fargerström, sua pontuação foi 8. Diante deste quadro, qual a conduta mais adequada?
Um menino de 4 anos de idade iniciou há 15 dias febre de 38°C, cefaleia e recusa alimentar. Sua mãe o levou ao Posto de Saúde quando foi prescrito antitérmico. Há sete dias sua mãe percebeu que a criança estava mais prostrada e que não estava aceitando as dietas. Em torno do décimo dia de doença, o menino não conseguia ficar de pé e apresentou uma crise convulsiva tônico-clônica generalizada, de 5 minutos de duração, quando foi admitido no hospital. Ao exame, encontrava-se muito sonolento, hipotônico, pálido. A TC de crânio revelou hidrocefalia tetraventricular. O exame de liquor demonstrou celularidade - 80 células; proteína 100; glicose 34 (sanguínea 80); predomínio de linfomononuclear. O tratamento a ser instituído deve ser:
A dor neural inguinal mais comum pós hernioplastia inguinal é decorrente da lesão do:
Compartilhar