Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Cardiologia

Neonatologia

Cardiopediatria

Em relação à insuficiência cardíaca congestiva (ICC), na faixa etária pediátrica, analise as afirmativas a seguir: I. Os principais sinais de ICC na criança são: cardiomegalia, taquipneia, di?culdade pra mamar, palidez, sudorese, baixo ganho ponderal e hepatomegalia. II. O edema bipalpebral e de membros inferiores surgem em casos extremos sendo uma das principais diferenças clínicas da ICC no adulto e na criança. III. Os sinais e sintomas de ICC surgem após o primeiro ano de vida na maioria dos casos de cardiopatia congênita. IV. O sopro cardíaco é o principal sinal de cardiopatia congênita, assim como a cianose central; a ICC é manifestação esporádica e aparece principalmente no pré-escolar e adolescente. Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas I e II são corretas.
B
Somente as afirmativas I e III são corretas.
C
Somente as afirmativas II e IV são corretas.
D
Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
E
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Homem de 70 anos de idade, hipertenso e tabagista, realizou consulta ambulatorial de rotina na qual foi constata uma massa pulsátil indolor em mesogástrio. Foi solicitado exame de imagem, cujo resultado está apresentado nas fotos a seguir. Dentre as alternativas abaixo, qual está correta sobre o caso?
As doenças ectásicas corneanas caracterizam-se pelo abaulamento da córnea. Dentre as doenças ectásicas corneanas, qual é a mais comum?
Criança com coceira frequente nos olhos, pele palpebral macerada, conjuntiva cronicamente congestionada e de coloração "vermelho salmão", associados à secreção mucosa, induzem ao diagnóstico de:
No paciente com vertigem, perda auditiva, dor e pressão ou plenitude na orelha acometida terá como provável diagnóstico o (a)
Compartilhar