Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Cardiologia

Neonatologia

Cardiopediatria

Em relação à insuficiência cardíaca congestiva (ICC), na faixa etária pediátrica, analise as afirmativas a seguir: I. Os principais sinais de ICC na criança são: cardiomegalia, taquipneia, di?culdade pra mamar, palidez, sudorese, baixo ganho ponderal e hepatomegalia. II. O edema bipalpebral e de membros inferiores surgem em casos extremos sendo uma das principais diferenças clínicas da ICC no adulto e na criança. III. Os sinais e sintomas de ICC surgem após o primeiro ano de vida na maioria dos casos de cardiopatia congênita. IV. O sopro cardíaco é o principal sinal de cardiopatia congênita, assim como a cianose central; a ICC é manifestação esporádica e aparece principalmente no pré-escolar e adolescente. Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas I e II são corretas.
B
Somente as afirmativas I e III são corretas.
C
Somente as afirmativas II e IV são corretas.
D
Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
E
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Com relação à fístula anal é correto afirmar:
Com relação à ressuscitação cardiorrespiratória de adultos, assinale a alternativa INCORRETA. (SAV = suporte avançado de vida, SBV = suporte básico de vida)
Uma paciente de 30 anos, de aspecto emagrecido é atendida com quadro de taquicardia, febre e confusão mental, seguida por convulsões. Familiares relatam histórico de “doença da tireoide”. Em relação a este caso, assinale a opção correta.
Recém-nato a termo, após 30 segundos de assistência adequada na sala de parto, evoluiu com respiração regular, FC = 110 bpm, acrocianose. A conduta neste momento será:
Compartilhar