Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Em relação à Insuficiência Renal Aguda (IRA), todas as alternativas são corretas, EXCETO:

A
A causa mais comum de dano tubular é de origem isquêmica ou tóxica, sendo que a causa isquêmica pode ter origem em fatores pré-renais não corrigidos.
B
Na vigência de isquemia renal grave, pode ocorrer necrose cortical irreversível como na IRA associada a picadas de cobra, na síndrome hemolítico-urêmica e nas complicações obstétricas.
C
Aminoglicosídeos e radiocontrastes podem causar lesão tubular renal diretamente, embora também estejam associados a alterações hemodinâmicas intrarrenais deletérias.
D
Na IRA pós-renal, o tempo de obstrução não se relaciona com a reversibilidade da disfunção renal.
Um paciente submete-se à cirurgia bariátrica e apresenta, no pós-operatório, vômitos incoercíveis, confusão mental, amnésia anterógrada, nistagmo e ataxia. Qual das afirmativas abaixo corresponde ao diagnóstico que deve ter tratamento de emergência?
Um jovem de 20 anos, concluindo o ensino médio, foi pouco à escola no último mês. Nos últimos meses, vem se envolvendo com questões filosóficas e parapsicológicas, temas que nunca haviam lhe interessado antes. Tem passado muito tempo isolado no seu quarto, convivendo pouco, inclusive com a família. Vem tomando pouco banho e quase não troca de roupa. Por insistência da mãe, contra a sua vontade, vai para uma consulta médica. Na consulta, tem um comportamento inadequado com riso imotivado e respostas sem sentido. Qual é o diagnóstico mais provável?
Sobre Exantemas Virais, assinale a alternativa correta:
Em Pediatria, o ritmo mais frequentemente encontrado na parada cardiorrespiratória é:
Compartilhar