Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Infectologia

Nefrologia

Em relação à insuficiência renal aguda, julgue os itens a seguir e marque a opção que contém corretamente a sequência de verdadeiro (V) e falso (F). 1- oligúria não é obrigatória na IRA pré-renal; 2- na IRA hepatorrenal, proteinúria < 600 mg/dia é um critério diagnóstico obrigatório; 3- em pacientes oligúricos com excreção fracional de ureia elevada, a ressuscitação volêmica usualmente tem a capacidade de melhorar a função renal; 4- na NTA (necrose tubular aguda), o sódio urinário costuma ser < 20 meq/l; 5- na mioglobinúria e na hemoglubinúria, o uso de bicarbonato e manitol apresenta efeito benéfico na prevenção de lesão renal aguda; 6- na IRA consequente à leptospirose, a NTA e a glomerulonefrite são os dois principais mecanismos responsáveis.

A
1V - 2F - 3F - 4F - 5V- 6F
B
1F - 2F - 3V - 4V - 5F - 6V
C
1F - 2V - 3V - 4F - 5F - 6V
D
1F - 2F - 3V - 4V - 5F - 6F
E
1V - 2V - 3F - 4F - 5V - 6V
Ao examinar um recém-nascido de três semanas, nascido de parto normal, vigoroso ao nascer, nota-se um nódulo palpável ao nível da clavícula direita, sem outros sinais clínicos. Qual a hipótese mais provável?
Paciente de 40 anos, internado por pneumonia bacteriana, sem história de doença psiquiátrica, apresenta lentificação das funções psíquicas, fatigabilidade, diminuição da capacidade de concentração, desorientação temporoespacial, flutuação do nível de consciência e incoerência do pensamento. O diagnóstico psiquiátrico provável é:
Um bebê está sendo reanimado na sala de parto. Já se passaram um ciclo de VPP com balão e máscara, seguido de um ciclo de VPP intubado com massagem cardíaca(coordenados 1:3), feito a primeira dose de adrenalina na cânula endotraqueal e novo ciclo de VPP e massagem cardíaca. Na reavaliação, após esse último ciclo, a FC=50 bpm, sem melhora da cor que permanece cianótica com áreas de moteado de pele. Na sequência, qual a conduta mais correta a ser tomada:
No tratamento dos pacientes cardíacos deprimidos, dos antidepressivos a seguir, está mais indicado:
Compartilhar