Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Em relação à Insuficiência Renal Aguda (IRA), todas as alternativas são corretas, EXCETO:

A
A causa mais comum de dano tubular é de origem isquêmica ou tóxica, sendo que a causa isquêmica pode ter origem em fatores pré-renais não corrigidos.
B
Na vigência de isquemia renal grave, pode ocorrer necrose cortical irreversível como na IRA associada a picadas de cobra, na síndrome hemolítico-urêmica e nas complicações obstétricas.
C
Aminoglicosídeos e radiocontrastes podem causar lesão tubular renal diretamente, embora também estejam associados a alterações hemodinâmicas intrarrenais deletérias.
D
Na IRA pós-renal, o tempo de obstrução não se relaciona com a reversibilidade da disfunção renal.
A adolescência é uma fase evolutiva do ser humano caracterizada por profundas modificações biopsicossociais. Sobre essa fase, assinale a alternativa correta:
João, 58 anos, natural de Minas Gerais, hipertenso há 20 anos, chega à Emergência com dor abdominal aguda seguida por distensão e vômitos fecaloides, há 24 horas. História de cirurgia para apendicite aguda há 24 anos e doença diverticular. Exame físico: T ax 36.5°C, PA 90 X 60 mmHg, FC 108 bpm, FR 28irpm. Exames laboratoriais iniciais hematócrito 45%, leucócitos 10.000/mm³, creatinina 1,6mg/dl, ureia 78mg/dl, K 4,9mEq/I, Na 140mEq/I. As alterações hemodinâmicas se devem a:
Em relação ao adenocarcinoma renal, não podemos afirmar:
Paciente do sexo masculino, 38 anos, pedreiro, casado, natural e procedente de Natal, é admitido em pronto-socorro queixando-se de dor abdominal difusa e febre alta, que se seguiu a sonolência. O acompanhante revela que o quadro se instalou nas últimas 48 horas e que o paciente é portador de cirrose hepática de etiologia alcoólica. Ao examiná-lo, o médico evidencia sonolência, miose, taquisfigmia, temperatura de 38 graus centígrados, torpor. Não há sinais de irritação meningo-radicular. A ausculta cardiopulmonar não acrescenta novos dados. O exame abdominal revela ascite tensa. A intervenção terapêutica correta para esse caso é:
Compartilhar