Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Infectologia

Nefrologia

Em relação à insuficiência renal aguda, julgue os itens a seguir e marque a opção que contém corretamente a sequência de verdadeiro (V) e falso (F). 1- oligúria não é obrigatória na IRA pré-renal; 2- na IRA hepatorrenal, proteinúria < 600 mg/dia é um critério diagnóstico obrigatório; 3- em pacientes oligúricos com excreção fracional de ureia elevada, a ressuscitação volêmica usualmente tem a capacidade de melhorar a função renal; 4- na NTA (necrose tubular aguda), o sódio urinário costuma ser < 20 meq/l; 5- na mioglobinúria e na hemoglubinúria, o uso de bicarbonato e manitol apresenta efeito benéfico na prevenção de lesão renal aguda; 6- na IRA consequente à leptospirose, a NTA e a glomerulonefrite são os dois principais mecanismos responsáveis.

A
1V - 2F - 3F - 4F - 5V- 6F
B
1F - 2F - 3V - 4V - 5F - 6V
C
1F - 2V - 3V - 4F - 5F - 6V
D
1F - 2F - 3V - 4V - 5F - 6F
E
1V - 2V - 3F - 4F - 5V - 6V
Mulher de 30 anos de idade queixa-se de mal-estar, náuseas, febre, desconforto no hipocôndrio direito e icterícia. Realizou uma tatuagem no antebraço há 2 meses. Ao exame físico: icterícia de escleróticas, hepatomegalia dolorosa e espaço de Traube livre. Exames laboratoriais: bilirrubinas totais de 5,2 às custas de direta, ALT - 630 U/L, AST - 550 U/I e HBsAg positivo. Qual das afirmações é CORRETA em relação ao caso?
Recém nascido de parto normal, a termo, pesando 3250g e medindo 50 cm, apresenta, após os 30 segundos dos passos iniciais do fluxograma de atendimento em sala de parto, frequência cardíaca 120bpm, choro fraco, hipotonia e cianose generalizada. Diante deste bebê, qual a conduta preconizada de acordo com o Programa de Reanimação Neonatal (SBP)?
Na UTI pediátrica, estava internado um paciente de 6 anos, com quadro de choque séptico, consequente a uma endocardite bacteriana. Durante a visita geral, o paciente evoluiu para parada cardiorrespiratória, o monitor mostrava fibrilação ventricular. Qual a sequência de atendimento mais indicada?
Jonatas, masculino, tem 4 anos e foi levado ao Pronto Atendimento por sua mãe após episódio de enterorragia. A mãe relatou sangue vivo em grande quantidade no vaso sanitário, juntamente, porém não misturado, com as fezes. O menino recebeu atendimento inicial com reposição volêmica e foi internado para estabilização do quadro, que ocorreu após 48 horas, já com fezes normais. Assinale a alternativa que contém a principal suspeita e o exame complementar que deve ser solicitado para diagnóstico da mesma.
Compartilhar