Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Em relação à interpretação do hemograma, assinale a alternativa correta quanto ao próximo exame a ser solicitado na investigação deste paciente. Hemograma: Hemácias (milhões/mm3): 1 600 000/mm³ (4,5 – 6,0) Htc (%) = 20 (42-54), Hb (g/dL) = 5,8 (13-17) HCM (pg) = 36 (27-32), CHCM(g/dL) = 29 (33-37), VCM (mm³) = 125 (80-98) Reticulócitos: diminuídos Leucócitos (por mm3): 3 000/mm³ (3 800 – 11 000) B = 4%, S = 66%, E = 4%, Ba = 0, L = 20%, M = 6% Núcleo dos Neutrófilos hipersegmentados Macrocitose +++ Poiquilocitose +++ Plaquetas (por mm3): 110 000 (150-400) Bilirrubinas: BT: 2,3 mg% BI: 1,7 mg%

A
Presença de plaquetopenia afasta a possibilidade de anemia megaloblástica. Solicitaria dosagem de ferro e ferritina.
B
Pelos níveis de bilirrubina indireta, pode-se concluir tratar-se de anemia hemolítica extravascular tipo autoimune. Solicitaria teste de Coombs direto e indireto.
C
Pela anemia e plaquetopenia, pensaria em anemia relacionada à síndrome de Evans. Solicitaria testes para doença autoimune.
D
Presença de leucopenia com núcleos de neutrófilos multisegmentados afasta a possibilidade de anemia megaloblástica. Solicitaria de imediato mielograma e biópsia de crista ilíaca para afastar aplasia medular ou processo mieloproliferativo.
E
O aumento discreto de bilirrubina indireta reforça a possibilidade de hemólise intramedular na anemia megaloblástica. Solicitaria dosagem sérica de ácido fólico e a vitamina B12.
Grupo de cirurgias no qual está indicada a antibioticoprofilaxia:
Você foi chamado para avaliar um paciente de 4 meses de idade internado por bronquiolite, que apresentava queda de saturação de oxigênio. Ao chegar à unidade de internação, o paciente estava em uso de cateter de O2 nasal com 4 L/min, saturação de O2 = 50%, FC = 110 bpm, FR= 100 irpm, presença de tiragens intercostais e subcostais, uso de musculatura acessória e cianose. Enquanto você pedia ajuda e preparava o material, o paciente evoluiu em parada cardiorrespiratória. Após o ciclo de compressões e ventilações, o caso foi reavaliado e a criança continuava com o mesmo perfil eletrocardiográfico. Assinale a alternativa CORRETA, que apresenta a conduta mais adequada a ser seguida.
Você foi chamado para avaliar um paciente de 4 meses de idade internado por bronquiolite, que apresentava queda de saturação de oxigênio. Ao chegar à unidade de internação, o paciente estava em uso de cateter de O2 nasal com 4 L/min, saturação de O2 = 50%, FC = 110 bpm, FR= 100 irpm, presença de tiragens intercostais e subcostais, uso de musculatura acessória e cianose. Enquanto você pedia ajuda e preparava o material, o paciente evoluiu em parada cardiorrespiratória. Assinale a alternativa CORRETA, que apresenta o ritmo de parada mais comum nesta situação.
Lactente de 4 meses apresenta antecedente de 3 internações hospitalares por infecção respiratória, com linfopenia, em uso de antibióticos e oxigenioterapia. No período neonatal, apresentou hipocalcemia. Exame físico: cianose de extremidades, saturação arterial de O?, em repouso, em ar ambiente, de 85%, sopro sistólico ejetivo na borda esternal esquerda superior. RX de tórax: hipofluxo pulmonar e coração com forma de bota, além de mediastino estreito com ausência de imagem do timo. Pode-se afirmar que o paciente apresenta:
Compartilhar