Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Nefrologia

Uma mulher de 40 anos de idade é avaliada por hipocalemia, expansão do volume do espaço extracelular, hipertensão arterial sistêmica e alcalose metabólica. O diagnóstico mais provável é:

A
insuficiência primária de suprarrenal.
B
abuso de diuréticos.
C
hiperaldosteronismo primário.
D
anorexia nervosa com bulimia.
E
Síndrome de Bartter.
Escolar de seis anos, com história de astenia, palidez cutânea e falta de concentração na escola. Ao exame físico: eupnéico e FC 90bpm. Aos exames laboratoriais: Hb: 5,5g/dl, Ht: 15%, VCM: 60, transferrina: 370, ferritina: 5,0.Para esse caso, o provável diagnóstico e a conduta terapêutica adequada, são, respectivamente,
Pré-escolar de cinco anos é levado ao pediatra para atualização do cartão vacinal. A mãe informa que, aos 15 meses, o paciente apresentou quadro de distúrbio de comportamento, por 72 horas, e três crises convulsivas no quinto dia após a aplicação da vacina tríplice bacteriana. Para esse paciente, além da dose de reforço da tríplice viral deve ser aplicada também a vacina:
Recém-nascido de 41 semanas nasceu por meio de parto fórceps, após período expulsivo prolongado, e apresentando líquido meconial fluido. Ele está hipotônico, com choro débil e bradicárdico. Após posicioná-lo sob fonte de calor radiante, a conduta imediata é:
Mulher de 73 anos, em tratamento para neuralgia pós-herpética, demência do tipo Alzheimer, hipertensão arterial e diabetes, é internada por sonolência e confusão mental aguda, secundária a hiponatremia. O medicamento que provavelmente causou a hiponatremia foi:
Compartilhar