Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Nefrologia

Em relação à IRA (insuficiência renal aguda), assinale a alternativa INCORRETA.

A
Síndrome hepatorrenal é uma forma agressiva de IRA, com várias características da pré-renal.
B
IRA do tipo pré-renal é considerada a causa mais comum, estando relacionada à hipoperfusão renal.
C
A IRA pós-renal é causa pouco frequente (5% do total), podendo ser unilateral ou bilateral.
D
IRA do tipo intrínseca ou orgânica pode ser decorrente de lesão nefrotóxica, isquêmica, vascular ou intersticial.
E
IRA decorrente de traumatismo ou cirurgias são situações que cursam com prognóstico mais reservado.
Um paciente dá entrada no pronto-socorro referindo que, após esforço físico, começa a apresentar dor torácica intensa. Está dispneico, com estase jugular, PA inaudível, pulsos filiformes e MV abolido no hemitórax esquerdo. Qual procedimento a ser adotado e o que deve ter ocorrido?
Considerando os medicamentos secretogogos da insulina indicados no tratamento do diabetes, o que apresenta ação mais rápida e duração mais curta é:
Homem, 60 anos, diabete melito tipo 2, hipertenso de longa duração, fumante com baixa adesão ao tratamento anti-hipertensivo . É atendido na emergência com PA = 250 x 150 mmHg, cefaleia intensa, visão borrada, vômitos e crise convulsiva. Fundo de olho evidencia edema de papila. Em relação ao diagnóstico e conduta, é correto afirmar que se trata de
Analise as afirmações abaixo e marque (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso: Sobre a tentativa de suicídio: ( ) O uso de sais de lítio em pacientes com transtorno bipolar e transtorno depressivo maior recorrente não tem relação com os índices de tentativa de suicídio e riscos de suicídio. ( ) Visto que a ansiedade é fator significativo modificável para suicídio, ansiolíticos diminuem o risco de suicídio em pacientes Borderline. Sobre o transtorno afetivo bipolar: ( ) Sabe-se que o uso de valproato desloca drogas altamente ligadas a proteinas plasmáticas e seus sítios de ligação a proteinas. Ajustes de dosagens são necessários. ( ) Visto que o valproato não inibe o metabolismo da lamotrigina, ela deve ser iniciada com menos da metade da dose usual. Identifique a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Compartilhar