Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Infectologia

Dermatologia

Em relação à Leishmaniose visceral ou calazar, pode-se dizer que:

A
todo paciente com sorologia positiva para Leishmaniose deve ser tratado.
B
a medicação de primeira escolha para tratamento dos casos de calazar grave ainda é o antiomoniato-N-metil glucamina (Glucantime®).
C
pacientes com calazar que apresentem fenômenos hemorrágicos, desnutrição grave, sépsis, insuficiência hepática, maiores de 60 anos e menores de 6 meses são considerados graves.
D
toda gestante com Leishmaniose visceral deve ser tratada com anfotericina lipossomal ou anfotericina coloidal.
E
o tratamento com Glucantime deve ser feito por 15 dias, com anfotericina convencional de 14 a 21 dias e anfotericina lipossomal por 5 dias e, dependendo da gravidade, pode se estender até 10 dias.
Recém-nascido a termo, peso ao nascer de 3.400 g, Apgar 9/9, gestação sem intercorrências, vem para consulta de rotina no 28º dia com teste do pezinho apresentando TSH baixo (85). A mãe relata que a criança é ativa, suga bem. Apresenta bom ganho ponderal e exame físico normal. A conduta indicada é:
Analise as assertivas abaixo sobre Hanseníase e marque a correta.
Uma mulher de 70 anos, previamente hígida, é submetida a uma artroplastia de quadril. No segundo pós-operatório passa a apresentar alteração do ciclo vigília-sono e déficit de atenção. NÃO se espera encontrar nessa paciente:
Diante de uma crise de hipertermia maligna são preconizadas as condutas abaixo, EXCETO:
Compartilhar