Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Infectologia

Dermatologia

Em relação à Leishmaniose visceral ou calazar, pode-se dizer que:

A
todo paciente com sorologia positiva para Leishmaniose deve ser tratado.
B
a medicação de primeira escolha para tratamento dos casos de calazar grave ainda é o antiomoniato-N-metil glucamina (Glucantime®).
C
pacientes com calazar que apresentem fenômenos hemorrágicos, desnutrição grave, sépsis, insuficiência hepática, maiores de 60 anos e menores de 6 meses são considerados graves.
D
toda gestante com Leishmaniose visceral deve ser tratada com anfotericina lipossomal ou anfotericina coloidal.
E
o tratamento com Glucantime deve ser feito por 15 dias, com anfotericina convencional de 14 a 21 dias e anfotericina lipossomal por 5 dias e, dependendo da gravidade, pode se estender até 10 dias.
As fraturas osteoporóticas mais comuns são as:
Mulher jovem relata sentir "caroço" no abdome inferior e refere saída de secreção amarelada eventualemente pelo umbigo. Nega cirurgias prévias ou outras doenças. Você deve suspeitar de:
Qual é a relação correta de compressões torácicas/ventilações em um recém-nascido, internado na UTI Neonatal?
Cerca de 1 a 2 de cada 1000 recém-nascidos vivos apresentam cardiopatia congênita crítica. Em torno de 30% destes recém-nascidos recebem alta hospitalar sem o diagnóstico, e evoluem para choque, hipóxia ou óbito precoce, antes de receber tratamento adequado. Nesse sentido, a aferição da oximetria de pulso de forma rotineira em recém-nascidos aparentemente saudáveis com idade gestacional > 34 semanas e o teste do coraçãozinho têm mostrado boa sensibilidade e especificidade para detecção precoce dessas cardiopatias. O teste do coraçãozinho
Compartilhar