Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Em relação à “Litíase biliar”, qual a porcentagem em que esta é primária do colédoco?

A
5%.
B
20%.
C
27%.
D
32%.
E
95%.
Paciente do sexo feminino, 32 anos de idade, previamente hígida, não tabagista, queixa-se de tosse seca irritativa há oito semanas e dispneia a grandes esforços. Internada por ter apresentado um episódio leve e único de hemoptise. A radiografia de tórax mostrou pulmão branco unilateral com a traqueia desviada para o mesmo lado. Qual a hipótese diagnostica inicial mais provável?
Dentre as pacientes que procuram os ambulatórios de Doenças Sexualmente Transmissíveis, é comum ter de fazer a distinção entre úlcera genital da sífilis primária e do cancro mole. O diagnóstico diferencial, com bases clínicas, pode ser feito adotando as seguintes observações:
Qual a MELHOR escolha, entre as drogas abaixo, para tratamento de paciente do sexo masculino, de 70 anos, portador de hipertensão arterial sistêmica, insuficiência cardíaca (classe funcional III) e insuficiência renal crônica não dialítica (clearance de creatinina = 35 ml/min), que tem glicemias de jejum acima de 200 mg/dl, em três ocasiões distintas, já com dieta para diabético?
Até os dois anos de vida, na avaliação neurológica da criança, é fundamental a avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor. A aquisição motora se faz numa sequência bem definida no primeiro ano de vida. A sequência de desenvolvimento motor esperada é:
Compartilhar