Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Nefrologia

Urologia

Em relação à litíase renal, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir. ( ) O composto mais comumente encontrado nos cálculos é o fosfato de cálcio.; ( ) Atinge mais frequentemente homens do que mulheres, em uma proporção de 2:1.; ( ) A taxa de recorrência de litíase em pacientes sem tratamento é de cerca de 10% em 10 anos.; ( ) Alta ingesta de sódio induz hipercalciúria, o que pode aumentar o risco de formação de cálculos.; ( ) O citrato e o magnésio são considerados inibidores da cristalização urinária. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

A
V, V, F, F, V.
B
V, F, V, V, F.
C
F, V, V, F, F.
D
F, V, F, V, V.
E
F, F, V, V, F.
Lactente, 18 dias de vida, passa a apresentar vômitos não biliosos, após as mamadas sente fome e quer mamar após os vômitos. O diagnóstico mais provável é:
Paciente de 45 anos, com história de icterícia há um ano. Refere perda de 9kg nos últimos 8 meses. Ao exame, icterícia (++/4+), abdômen flácido não doloroso à palpação, sem massas palpáveis ou visceromegalias. Bilirrubinas totais: 12mg/dl com predomínio de diretas; fosfatase alcalina, Gama G T e transaminase muito aumentadas. A CPRE revelou colédoco sem cálculos com boa passagem do contraste para o duodeno. Via biliar intrahepática irregular, com áreas de dilatação segmentar. O diagnóstico provável é:
Após ressecção distal extensa de intestino delgado (íleo), o paciente apresenta efeitos relacionados à absorção. A partir desse contexto, assinale a alternativa INCORRETA:
Lucinha, 10 meses, com quadro de diarreia, um episódio de vômito e desidratação leve, compareceu ao posto de saúde. Sua mãe já estava medicando a criança com elixir paregórico, metoclopramida, mantendo o aleitamento materno junto com o soro de reidratação oral e queria iniciar, imediatamente, hidratação venosa. O pediatra, no entanto, afirmou que apenas uma dessas opções estava CORRETA. Por favor, marque-a:
Compartilhar