Questões na prática

Psiquiatria

Em relação a medicações sedativas e hipnóticas, Considerar as assertivas abaixo: I - A expressão hipnótico-sedativo refere-se a uma classe heterogênea de drogas que inclui benzodiazepinicos, barbituratos e diversos hipnóticos II - Benzodiazepínico de uso diário e prolongado pode ser descontinuado abruptamente sem prejuízo da eficácia III - Algumas dessas medicações são potentes antiepiléticos, pois elevam o limiar de convulsão É(são) correta(s) a(s) assertiva(s):

A
Apenas a I.
B
Apenas a II.
C
Apenas a III.
D
Apenas a I e a III.
E
Todas as assertivas.
Crises epiléticas ou convulsões são comuns na faixa etária pediátrica e podem ocorrer em aproximadamente 10% das crianças. Quanto à convulsão na infância, é correto afirmar que:
Menino de seis anos de idade refere vários episódios de dispneia, tosse com secreção purulenta e febre. No momento, apresenta os mesmos sintomas. A hipótese diagnóstica sugerida é fibrose cística. Em relação a essa hipótese, é correto afirmar que:
Criança de sete anos é levada ao ambulatório de pediatria com quadro de febre e taquipneia. Ao ser examinada, sua ausculta revela presença de estertores crepitantes nas bases. Sua mãe relata que o início dos sintomas foi abrupto, com calafrios e febre alta. Diante de um quadro de pneumonia, é incorreto afirmar que:
Mãe deu entrada na maternidade com quadro de descolamento placentário. Realizada cesárea de urgência. Recém-nascido a termo, banhado em mecônio espesso, Apgar 1 e 3, reanimado na sala de parto. Desenvolve, nas primeiras horas de vida, desconforto respiratório grave, cianose, pulsos débeis e convulsões. O quadro apresentado se deve principalmente à:
Compartilhar