Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Nefrologia

Em relação à nefropatia induzida por contraste, é CORRETO afirmar que:

A
Na maioria dos casos, a insuficiência renal aguda induzida pelo contraste é oligúrica, por isso, é recomendado o uso profilático de diuréticos de alça 12 horas antes e 12 horas após o contraste, na proteção da nefropatia por contraste.
B
O uso profilático de drogas renoprotetoras, como inibidores do sistema renina-angiotensina-aldosterona, 12 horas antes e 12 horas após o contraste, na proteção da nefropatia por contraste é fortemente reforçado pela literatura.
C
Lesão renal prévia, ou seja, creatinina superior a 1,5 mg/dl, é o mais importante fator de risco para nefropatia induzida por contraste. Hidratação adequada com soluções de cloreto de sódio e a menor dose de contraste, sua melhor prevenção.
D
Ocorre aumento abrupto da creatinina sérica, aumento de 0,5 mg/dl ou queda de 25% no clearance de creatinina, após cinco a sete dias do exame contrastado. A N-acetilcisteína sua melhor prevenção.
E
O uso profilático de metformina em diabéticos, 12 horas antes e 12 horas após o contraste, é fortemente reforçado pela literatura, na proteção da nefropatia por contraste.
Considere as afirmações abaixo sobre avaliação e preparo pré-operatórios. I - O paciente cirúrgico, segundo Classificação ASA (American Society of Anesthesiology), pode ser ordenado em 5 graus de estado de saúde. Pacientes da classe III devem ser levados apenas às cirurgias necessárias e inadiáveis. II - A realização de eletrocardiograma é mandatória nos pacientes cirúrgicos e, para ser válido na avaliação dos referidos pacientes, o eletrocardiograma deve ser realizado dentro do período de, no mínimo, 1 mês antes da cirurgia. III - O infarto do miocárdio perioperatório, além de ocorrer de forma silenciosa na maioria dos casos, costuma ter uma mortalidade elevada, em torno de 50% a 70%. Qual alternativa está correta?
Paciente de 52 anos procura atendimento médico, pois percebeu aumento do volume cervical à direita. Ao exame físico, o achado mais significativo é que a lesão move-se à deglutição. Qual a origem mais provável dessa lesão?
Homem de 25 anos, após trauma na bolsa escrotal, identificou nódulo no testículo esquerdo. Avaliação médica evidenciou um tumor testicular seminomatoso. Qual dos seguintes NÃO é fator de risco para esta neoplasia?
Paciente de 35 anos, fumante, assintomático, é encaminhado para avaliação de lesão expansiva mediastinal detectada em exame radiológico do tórax de rotina. A tomografia computadorizada demonstra lesão arredondada de 6 centímetros de diâmetro, sólida, com limites bem definidos, situada no mediastino posterior junto à goteira paravertebral esquerda ao nível do quarto arco costal. Qual a hipótese diagnóstica mais provável no caso?
Compartilhar