Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Nefrologia

Em relação à nefropatia induzida por contraste, é CORRETO afirmar que:

A
Na maioria dos casos, a insuficiência renal aguda induzida pelo contraste é oligúrica, por isso, é recomendado o uso profilático de diuréticos de alça 12 horas antes e 12 horas após o contraste, na proteção da nefropatia por contraste.
B
O uso profilático de drogas renoprotetoras, como inibidores do sistema renina-angiotensina-aldosterona, 12 horas antes e 12 horas após o contraste, na proteção da nefropatia por contraste é fortemente reforçado pela literatura.
C
Lesão renal prévia, ou seja, creatinina superior a 1,5 mg/dl, é o mais importante fator de risco para nefropatia induzida por contraste. Hidratação adequada com soluções de cloreto de sódio e a menor dose de contraste, sua melhor prevenção.
D
Ocorre aumento abrupto da creatinina sérica, aumento de 0,5 mg/dl ou queda de 25% no clearance de creatinina, após cinco a sete dias do exame contrastado. A N-acetilcisteína sua melhor prevenção.
E
O uso profilático de metformina em diabéticos, 12 horas antes e 12 horas após o contraste, é fortemente reforçado pela literatura, na proteção da nefropatia por contraste.
Recentemente a mãe percebeu um abaulamento no abdome do filho de 4 anos durante o banho, e o levou ao seu consultório para avaliação. Ele não possui história de vômitos ou dor abdominal e está com evacuações normais. O exame físico revela pressão arterial em repouso de 130/88mmHg, frequência cardíaca de 82bpm, palidez e uma firme massa abdominal lateral esquerda que não cruza a linha média. Qual é a explicação mais provável para esses achados?
Recém nascido com 18 dias de vida, apresentando distensão abdominal e vômitos biliosos persistentes, desde o nascimento. Seio materno exclusivo. Rx de abdômen evidenciou imagem da dupla bolha. O diagnostico provável, nesse caso, é:
Que composição tem a maior parte dos cálculos coraliformes?
Vários são os fatores de risco para doença cardiovascular. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o fator de risco adquirido mais importante no desenvolvimento do aneurisma de aorta abdominal.
Compartilhar